O Tocantins está entre os Estados que recebem nesta segunda-feira, 8, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, que investigação que mira os responsáveis pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. São cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão no Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rondônia. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a operação no Estado. O que se sabe é, para o Tocantins, há três mandados de busca e apreensão.
A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou a indisponibilidade de R$ 40 milhões em bens, ativos e valores dos investigados.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz a PF.