O Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira, o Sistema ONU no Brasil e o Governo do Estado do Pará realizam nesta quarta-feira, 2, a partir das 17h30, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém (PA), o evento ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável.
O objetivo é discutir os esforços conjuntos para promover a sustentabilidade da Amazônia em benefício de aproximadamente 29 milhões de pessoas que vivem na região.
No evento, que contará com a presença da vice-secretária-geral do ONU, Amina J. Mohammed, o Tocantins estará representado pelo secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron Secundino Santos, para quem o encontro demonstra “a importância da integração da Região Norte com a ONU e principalmente parcerias que podem financiar projetos de desenvolvimento regional”. Também participam representantes do Governo Federal, dos estados amazônicos, de prefeituras, de órgãos diplomáticos, de organismos internacionais e do setor privado.
Essas autoridades nacionais e internacionais vão abordar projetos a partir do lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, resultado de parceria firmada em 2021 entre a ONU e o Consórcio da Amazônia Legal. Com lançamento das operações previsto para este ano, o Fundo vai financiar propostas de promoção para o desenvolvimento humano e econômico da Região Amazônica, em harmonia com os ecossistemas naturais.
O mecanismo beneficiará os grupos populacionais mais vulneráveis da região com ações de geração de alternativas econômicas sustentáveis, de proteção de seus meios e modos de vida e de garantia de sua segurança física, sanitária, energética, climática e alimentar. (Com informações da Ascom/Prefeitura de Santarém)