O governo estadual publicou no Diário Oficial de sexta-feira, 10, o edital de processo seletivo simplificado para o curso de formação de brigadistas florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais. O processo é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) com intermédio da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As inscrições estão abertas. Serão disponibilizadas 80 vagas distribuídas nos nove municípios onde há unidades operacionais do CBMTO. O curso terá carga horária de 40 horas e será realizado na modalidade presencial com aulas teóricas e práticas.
PROPOSTA É SELECIONAR 80 BRIGADISTAS
Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e os profissionais têm a missão de evitar e combater incêndios, atuando em parceria com o CBMTO. “Para esse ano, a proposta é selecionar e formar 80 brigadistas para atuarem na temática dos incêndios florestais, mas trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros, nas unidades operacionais. Têm surtido efeito essa dinâmica nos últimos anos, porque reforçamos a estrutura de resposta, não só aumentando a capacidade de responder aos incêndios naquele município onde tem o quartel, mas, em certo ponto, liberando militares para, havendo a necessidade, sair da sua sede e ir apoiar brigadas de algum município que, porventura, se depare com um grande incêndio”, pontuou o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves.
PROCESSO
As vagas estão divididas da seguinte forma: 16 vagas para Taquaralto e Taquaruçu; 10 vagas para o centro de Palmas; 8 vagas para Araguaína, Gurupi e Dianópolis; já os municípios de Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Guaraí e Araguatins vão disponibilizar 6 vagas cada um. O cadastro será online e gratuito e irá até o dia 24 de maio, às 18h. Haverá, ainda, a formação de cadastro reserva. A seleção será feita por meio de Teste de Aptidão Física, além do preenchimento dos demais requisitos do edital, como: possuir idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso, possuir boa condição de saúde, comprovada por atestado médico e estar em dia com as obrigações eleitorais.