O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou neste mês resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com compilação de dados registrados até outubro deste ano. O Tocantins foi destaque ao registrar o maior crescimento no volume de vendas no varejo nos dez primeiros meses de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior. A variação tocantinense neste quesito foi de 12,6%, a maior do País, sendo bem superior à média nacional de 1,6%. Apenas outras 10 das 27 unidades da federação tiveram resultados positivos.
DETALHES
No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista tocantinense deu um salto positivo de 10%. Já no varejo ampliado – que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo – o incremento nas vendas até outubro de 2023, em relação ao igual período de 2022, foi de 5,5%. Em relação aos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,9% para este segmento.
AMBIENTE DE NEGÓCIOS FAVORÁVEL
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) comemorou o resultado positivo e destacou ações do Palácio Araguaia que contribuíram. “Esse crescimento econômico se dá, também, com importantes ações do governo com investimentos na área de infraestrutura de escolas, hospitais, estradas e pontes. Todo esse recurso circulando cria um ambiente comercial favorável. Assim como o apoio às agendas culturais e turísticas, como as temporadas de praias e eventos culturais nas cidades, realizados com apoio do governo, provocam esse ambiente de negócios favorável, permitindo que os pequenos comerciantes e empreendedores entrem nesse ciclo econômico que faz a economia crescer”, anotou.