O boletim da Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) desta terça-feira, 5, volta a relatar 16 confirmações de sarampo, todos em Campos Lindos, mas passa a listar 14 casos em investigação em Palmas (8), Porto Nacional (1) e Nova Olinda (1) e no município campolindense (4). Araguaína chegou a ser notificada, mas a contaminação foi descartada. A pasta esclarece que todos os casos têm com históricos de contatos com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula; não vacinados; manifestaram sintomas clássicos e estão em cuidados domiciliares.
ENTENDA
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente transmissível, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Ao ser contaminado, o paciente tem de sete a 14 dias de período de incubação e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento dos sintomas que compreendem corpo e febre alta, manchas avermelhadas, tosse, coriza e conjuntivite. Podem ocorrer complicações como pneumonia, encefalite e óbito. A prevenção à doença só se dá por vacinação e não existe tratamento específico. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.
VACINAÇÃO
A Sesau ainda informa já ter emitido uma nota técnica com orientações aos municípios sobre a intensificação imediata da vacinação contra o sarampo. Todas as 323 salas de vacinação do Estado estão devidamente abastecidas com imunizantes.