O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 25, dados sobre a segurança alimentar das regiões brasileiras. O Norte teve o maior percentual de domicílios em níveis de insegurança. Por outro lado, o Tocantins registrou o segundo melhor desempenho entre os nortistas, atrás apenas de Rondônia. Em nível nacional, o Estado fica na 16ª colocação. Os dados são do último trimestre do ano passado.
REGIÃO NORTE
Os dados do IBGE apontam que o Norte tem 60,2% dos domicílios em segurança alimentar, o que coloca 39,8% em algum tipo de insegurança, seja leve, moderada ou grave. A região está atrás de todas as outras: Sul (83,4%), Sudeste (77%), Centro Oeste (75,7%) e Nordeste (61,2%).
TOCANTINS TEM 5º MENOR PERCENTUAL DE INSEGURANÇA GRAVE
Dentro da região, o Tocantins tem 71,1% dos domicílios em segurança alimentar, ficando atrás apenas de Rondônia (80%). Entretanto, o Estado chama a atenção por ter o menor percentual de insegurança grave do Norte, com 2,6%; e o quinto do País, empatado com Mato Grosso do Sul. Os tocantinenses ainda tem 21,3% em insegurança alimentar leve e 5% moderada.