Concessionária de energia elétrica no Tocantins, a Energisa informou nesta quinta-feira, 6, que foram registrados 7 acidentes com postes de 28 de fevereiro a esta quarta-feira, 5, período de Carnaval. Os episódios foram registrados em Araguaína, Porto Alegre, Palmeirante, Centenário, Porto Nacional, Colmeia e Palmas.
MAIS DE 350 POSTES FORAM ABALROADOS EM 2024
A Energisa também apresentou dados fechados de 2024, ano em que 382 postes foram abalroados, com destaque para Palmas e Araguaína. A concessionária afirma que estes acidentes prejudicaram o abastecimento de energia para mais de 249 mil tocantinenses.
CUSTO DE ATÉ R$ 35 MIL FICA A CARGO DO MOTORISTA
A empresa destaca que, no caso de abalroamentos, os custos são de responsabilidade de quem causou os acidentes. Os custos de reparação variam, podendo chegar a até R$35 mil, dependendo do tipo de estrutura danificada.
RECUPERAÇÃO RÁPIDA
Na maioria dos casos, quando há interrupções na energia por esses acidentes, o fornecimento é normalizado em até três minutos para a maioria dos clientes. A Energisa afirma que isso é possível devido às tecnologias que permitem a transferência de cargas de uma região para a outra. “Através do Centro de Operações da Energisa, nós isolamos o trecho danificado pelo acidente e realizamos a transferência de carga para que os clientes não precisem esperar os reparos, que podem durar em média quatro horas”, explicou o coordenador da empresa, Tony Franco.