Reduzir a quantidade de acidentes, facilitar a mobilidade de moradores e visitantes e ter uma cidade mais organizada. São esses os objetivos do trabalho de instalação de novas lombadas e sinalizações horizontais com pinturas e instalação de placas em ruas e avenidas promovido pela Prefeitura de Araguaína por meio da ASTT (Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito).
Ao todo, são 13 lombadas, novas faixas de pedestres, marcações de “proibido estacionar” em áreas de garagens, pinturas horizontais e placas verticais de “pare”, faixas contínuas e seccionadas dividindo pistas em ruas e avenidas no Centro e em vários bairros da cidade, além da instalação de um semáforo no cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Via Norte.
Grande fluxo de veículos
“Estamos trabalhando em prol da segurança dos moradores e de quem visita a cidade. As lombadas estão sendo instaladas em locais em que identificamos uma quantidade de acidentes acima do normal ou que o risco passou a aumentar nos últimos meses. Já a sinalização horizontal está sendo colocada em locais nos quais a tinta atual já não está mais visível e em novos pontos”, explica o superintendente de trânsito, Eduardo Barbosa.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a quantidade de veículos cadastrados em Araguaína chega a 137 mil, sendo cerca de 40 mil automóveis. “Nós temos o aumento da população, a melhora econômica da nossa cidade nos últimos anos, com mais gente comprando o próprio carro ou moto e o grande número de visitantes que recebemos por sermos referência em muitos serviços públicos e privados. Por isso a qualidade das nossas vias são fatores que contribuem para um movimento maior e acelerado”, destaca Barbosa.
As 13 lombadas serão colocadas nos seguintes pontos:
Rua Cantinho do Vovô – Setor Brasil;
Rua Mandaraí – Setor Brasil;
Rua Véu de Noiva – Vila Azul;
Duas na Avenida Félix Maciel – Vila Cearense;
Três na Avenida Palmas – Costa Esmeralda;
Rua Ademar Vicente Ferreira – Setor Tecnorte;
Rua 13 de Junho – Vila Rosário;
Avenida Brasil – Setor Coimbra;
Rua 11 – Setor Patrocínio;
Rua 14 – Setor Planalto.
Pinturas horizontais
No centro da cidade, as pinturas horizontais instaladas são de maior durabilidade, com utilização de termoplástico. “O fluxo na região central é muito grande. Então investimos em uma tinta que tenha capacidade de aguentar um trânsito mais movimentado”, ressalta o superintendente.
Além do Centro, estão recebendo a nova sinalização a Avenida Santos Dumont e os setores Anhanguera, Jardim Beira Lago, Jardim Filadélfia, Jardim Santa Mônica, Jardim Santa Helena, Setor Urbano, Jardim Paulista, Setor Palmeiras, Setor Tiúba, Setor Coimbra e Setor Couto Magalhães. (Da assessoria de imprensa)