O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) oficializou a definição dos 254 locais de votação para a eleição dos Conselhos Tutelares, que acontece simultaneamente nos 139 municípios do Estado. Para o processo serão disponibilizadas 1.341 urnas, sendo que 1.021 ficarão nas seções e outras 320 para eventuais substituições.
PARTICIPAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
As principais responsabilidades dos tribunais no pleito são: apenas o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas; treinamento das pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos; suporte técnico ao voto informatizado; e cessão das listas de eleitores, se solicitado com antecedência pelos municípios. “O TRE fez até aqui e concluirá, com êxito, a sua parte neste processo, que é de grande relevância para a sociedade”, citou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente da Corte
VOTAÇÃO
As eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares de todo o país acontecem no dia 1º de outubro de 2023, das 8 às 17 horas. Cada seção eleitoral conta com uma mesa receptora de votos, onde fica instalada a urna eletrônica, e as pessoas habilitadas realizam a identificação dos eleitores.