Apresentação de boas práticas, debates sobre ações para a melhoria de procedimentos da Justiça Eleitoral, combate à desinformação e planejamento para as eleições 2024 são alguns dos temas do 82º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Vitória (ES).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, participa das atividades. “São temas que merecem toda a atenção da Justiça Eleitoral do Brasil. No Tocantins, o TRE-TO está atento e tem trabalhado nos últimos anos nesses aspectos. A busca pela qualidade e aperfeiçoamento em todas as áreas, com investimento em tecnologia, pessoal e estrutura para manter a excelência da prestação jurisdicional, são compromissos do tribunal tocantinense”, disse, após prestigiar a abertura solene na noite desta quinta-feira, dia 17.
O magistrado tocantinense e as demais autoridades da Justiça Eleitoral do país foram recepcionados pelo anfitrião desta edição, o presidente do TRE-ES e secretário-executivo do Coptrel, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, o presidente do Coptrel, desembargador presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank,e a vice-presidente do Coptrel e desembargadora presidente do TRE-PB, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão.
A programação
Promovido pelo TRE do Espírito Santo, o encontro segue até sábado, dia 19. A programação teve início na tarde desta quinta, dia 17, com a reunião entre os diretores-gerais dos tribunais eleitorais de todo o Brasil.
Nesta sexta-feira, dia 18, a agenda dos presidentes tem início às 10h, com previsão de duração até as 18h. O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, será o convidado palestrante.
No sábado (19), às 10h, será lida a ata do evento e apresentada a Carta de Vitória, com apontamentos indicados pelos presidentes durante o dia anterior, e encerramento do encontro.
No Coptrel
Acompanham o presidente João Rigo Guimarães o diretor-geral do TRE-TO, Jonas Demóstene Ramos; a chefe de gabinete do desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Kênia Cristina de Oliveira; a assessora-chefe da Presidência do TRE-TO, Marisa Batista Alvarenga Webler; e o assessor de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial, Cristiano Machado Santos.
Objetivos Estratégicos:
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
8. Aperfeiçoar mecanismos de governança;. (Da assessoria de imprensa)