O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou nesta quarta-feira, 22, a reunião de avaliação das ações de educação política em comunidades indígenas, batizado como “Fortalecendo Vozes”.O encontro reúne autoridades, caciques e lideranças indígenas das diversas etnias do Tocantins. A abertura foi realizada pelo presidente do da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e contou também com a participação do ouvidor e coordenador-geral dos programas permanentes do TRE, juiz José Maria Lima, e demais outras autoridades. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, ministrou uma palestra magna sobre inteligência artificial.
AÇÃO DO TRE AJUDARAM COMUNIDADES A TEREM ACESSO AO TÍTULO DE ELEITOR
O cacique da Aldeia Imotxi II, de Formoso do Araguaia, na Ilha do Bananal, Dorivaldo Ixati Javaé, afirma que as ações do tribunal permitem aos indígenas o exercício da cidadania. “Hoje temos o título de eleitor que é muito importante. Somos cidadãos e temos toda documentação porque as ações do TRE nos ajudaram muito. Podemos votar e contribuir com a democracia”, destacou o cacique, que também é presidente do Instituto de Caciques dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Icapib).
FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DAS LIDERANÇAS
O diretor do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), Armando Sõpre Xerente, da aldeia Salto,de Tocantínia, também exaltou as iniciativas. “É fundamental a participação das lideranças indígenas nas ações, um fator essencial para manutenção da democracia para todos que é ter pela primeira vez um local de votação dentro das aldeias. A equipe do TRE foi até as aldeias, nos ouviu e este ano é de vitória. Para o Tocantins, e principalmente para o meu povo. O TRE Tocantins está fazendo de tudo pelos indígenas, pelo meu povo”, afirmou.
VENDA DE ARTESANATOS
No decorrer da programação do dia aconteceram mais apresentações culturais das etnias Krahô e Apinajé. Na ocasião, para fomentar o empreendedorismo nas comunidades, está disponível na área externa da sede do TRE-TO a exposição e venda dos artesanatos produzidos nas comunidades indígenas do Estado.
OBJETIVOS
O programa do TRE visa construir instrumentos de efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos indígenas. A união de forças com as demais instituições concretiza a garantia individual e coletiva com amparo na Constituição Federal, estabelecendo a cidadania como fundamento do Estado Democrático de Direito e constituição dos objetivos fundamentais da República Federativa, de construir uma sociedade livre, justa e solidária.