O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informou que terá quase 5 mil urnas eletrônicas disponíveis para o pleito municipal de outubro deste ano. Do total, 4 mil já estão nas dependências do tribunal. O Tocantins receberá em breve 919 urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, totalizará 4.924 unidades disponíveis para que os cidadãos possam escolher seus representantes, vereadores e prefeitos, nas 139 cidades tocantinenses.
Desse total, 2.005 são urnas eletrônicas modelo 2020 e, em agosto e setembro do ano passado, a Justiça Eleitoral do Tocantins havia recebido outras 2 mil.
MANUTENÇÃO E TESTES
Após todo o lote de urnas eletrônicas chegar à Central de Urnas do TRE-TO, os equipamentos entrarão em processo de manutenção, como os testes de funcionamento. Além de realizar a instalação da certificação que atesta o aparelho como urna válida e apta para uso nas eleições. Ao concluir estes passos, são efetuados testes no sistema e simulados nacional de hardware da urna eletrônica programados pelo TSE, tudo para garantir a eficácia no dia do pleito. Finalizado todos os procedimentos, a partir de julho deste ano, será feita a distribuição para todos os cartórios eleitorais, de acordo com a necessidade de zona eleitoral tocantinense, de modo que, até outubro do mesmo ano, todas já estejam em seus devidos locais de uso.
LOGO APÓS AS ELEIÇÕES 2022
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que a preparação de todo o processo eleitoral foi iniciado logo após o pleito de 2022.