A Prefeitura de Porto Nacional anunciou a criação de um plano de contingência para nortear, definir objetivos e metas no combate contra a Covid-19, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). O município ainda não tem casos confirmados da doença, mas adotou algumas restrições contra a proliferação, com certa flexibilização.
Acompanhamento
Conforme o Paço, o plano de contingência aborda áreas de intervenção e a imediata execução das ações de combate à pandemia. A Secretaria da Saúde de Porto estará na captura de rumores diante de casos suspeitos de infecção por Covid-19; vai notificá-los; analisará as informações das unidades notificantes; e vai realizar a busca ativa desses casos, surto e óbitos, assim como, investigação de comunicantes.
Testagem e divulgação de informações epidemiológicas
Outra iniciativa será a coleta e o envio, ao laboratório de referência, de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico ou isolamento viral; organização do fluxo de assistência diante de casos suspeitos de infecção, o que inclui regulação de casos; e a ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença.
Gestão de insumos e capacitação de servidores
Dentro das atribuições da saúde municipal para o combate e cuidado com a Covid-19, também estão a gestão dos insumos no município; capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e vigilância em saúde; e a estruturação dos núcleos de vigilância na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).