O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, publicou no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 22, o aviso de licitação para a elaboração de estudos e projetos de engenharia visando a execução das obras de implantação, pavimentação, adequação de segmentos críticos da rodovia BR-235, que liga Pedro Afonso a Alto Parnaíba, Maranhão.
Ligar o agronegócio à ferrovia
A publicação aconteceu no dia da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Tocantins. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, chegou a adiantar a publicação durante a agenda em Xambioá, junto com a federalização da TO-020 para a BR-010. “Tivemos uma importante conquista, a publicação do edital para o projeto de pavimentação da BR-235, que vai ligar o Maranhão ao Tocantins, o agronegócio à ferrovia Norte-Sul”, afirmou.
Tão sonhado edital
Líder de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, o senador Eduardo Gomes (MDB) repercutiu a publicação em vídeo gravado para o movimento de defesa da pavimentação do trecho. “O tão sonhado edital, já definindo data para concorrência e confecção do projeto executivo que é fundamental para esta obra. Sei de nossa ansiedade, desta necessidade da construção, mas temos que ter responsabilidade na divulgação e só passar aquilo que é verdade”, ponderou o congressista.
Ainda tem muito a ser feito
Coordenador do Movimento da BR-235, Ricardo Neves comemorou a publicação, mas entende que este é apenas o início do processo e defende a manutenção da mobilização. “Já um grande avanço. Porém, ainda tem muito a ser feito. Precisamos celeridade, porque agora começa a etapa mais demorada, talvez de um a dois anos de projeto de engenharia. Temos que manter a articulação junto a bancada para que possamos conversar com o DNIT, ver soluções, e verificar a possibilidade de antecipar. É muito tempo para uma rodovia desta”, afirmou.
Confira o comunicado do senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso Nacional:
Veja o vídeo do coordenador da BR-235