A Hemorrede do Tocantins está, nesta terça-feira, 20, em Porto Nacional com a Unidade Móvel para realizar coleta de sangue. A ação em alusão ao Junho Vermelho foi organizada pelos setores de Captações do Hemocentro Coordenador de Palmas e da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional.
A Unidade Móvel está na Praça do Centenário da cidade e tem a expectativa de atender 60 pessoas doadoras de sangue até as 18 horas. Para realização da coleta, a Hemorrede contou com a parceria da Igreja Inove, de Porto Nacional, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional e da equipe de saúde do município de Brejinho de Nazaré.
“Junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, por isso temos realizado várias campanhas para essa sensibilização que só são possíveis por causa das nossas parcerias; em nome da Hemorrede quero agradecer a todos em especial a Secretaria de Saúde do município de Porto Nacional, que nos deu apoio com toda a logística para a realização deste movimento”, ressaltou a responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro em Palmas, Robéria Fernandes.
Para o técnico agrícola Fernando Kazuyki Kanai, doador desde 2007, a ação é muito importante para a divulgação da causa. “O Hemocentro estar na praça central da cidade é muito importante, acredito que seja uma forma de divulgar a doação de sangue, porque muitas pessoas não doam por desconhecimento e medo. A unidade oportuniza essa pessoa a conhecer o processo de doação e ver que é muito simples”, destacou o doador.
Divulgação que também foi ressaltada pela responsável pelo setor de Captação de Doadores da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Cynthia Borges Pereira. “Nós, enquanto Captação de Doadores, trabalhamos frequentemente ações e parcerias para divulgar a causa da doação de sangue, mas entendemos que sair do espaço físico e vir até a população proporciona uma maior sensibilização e uma aproximação do Hemocentro com a população local”. (Da assessoria de imprensa)