A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu o Selo de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Educação de 2023 pelo projeto Pátria Amada Mirim (PAM), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A cerimônia de certificação ocorreu na noite desta terça-feira, 5, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo. Estiveram presentes a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, a pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, e a professora e coordenadora do projeto, Márcia Rezende.
ENTENDA
O Selo ODS Educação visa estimular a participação das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, reconhecendo boas práticas e soluções que visam a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Este ano, a anfitriã do evento foi a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Selo foi concedido a 39 instituições de ensino do Brasil.
PÁTRIA AMADA MIRIM
O Projeto PAM foi realizado em 2022 em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da BRK Ambiental. “Contamos com a participação de 1.300 alunos e suas famílias, 200 colaboradores de 40 escolas da rede estadual de educação, em 20 municípios. Com o programa, contemplamos nove ODS, 17 impactos sociais e 1.414 atendimentos. É um marco para a Unitins enquanto IES o Selo ODS de Educação”, afirmou Márcia Rezende.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Já o Selo ODS Educação é um projeto do Programa Especial da Universidade de Brasília (UNB) 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.