Depois do governo estadual, a Prefeitura de Palmas também decidiu flexibilizar o uso das máscaras, um dos meios de prevenir a contaminação com o coronavírus. O Decreto 2.273 de 2022 publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 25, estabelece que a proteção facial passa a ser facultativa tanto em ambientes públicos quanto privados. Entretanto, o Paço mantém algumas restrições.
Exigência e recomendação
O uso da máscara continua obrigatório em locais de prestação de serviços de saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros, incluídos os locais de embarque e desembarque. Além disto, o Paço faz questão de recomendar que idosos e a imunossuprimidos continuem a utilizar proteção facial.
Decisão amparada em análises da Semus
Por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), a prefeitura afirma que a decisão está amparada nas análises da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas-Covid-19), sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus na Capital. Conforme dados das últimas semanas, a taxa de contágio da Covid-19 está entre as mais baixas desde o início da pandemia, em março de 2020.
Queda na evolução de casos
O decreto também leva em conta a queda na evolução de novos casos confirmados da doença e nas taxas de internação por Covid-19 em Palmas. E, sobretudo, aos avanços na cobertura vacinal contra a enfermidade, que na Capital alcança 87,5% da população, elegível e estimada, acima de 12 anos com a 1ª dose e 74,7% com a 2ª dose. Quanto à dose de reforço, 26% da população elegível (18 anos acima) estão com o esquema completo.