Dois dias depois de confirmar que a Covid-19 já se prolifera por transmissão comunitária, a Prefeitura de Palmas decretou a obrigatoriedade do uso de máscara como nova medida de combate à proliferação da doença. Todos serão obrigados a usar o equipamento a partir do dia 4 de maio, sendo que a regra passa a ser mais uma condição para que estabelecimentos essenciais possam funcionar.
Multa
O Decreto estabelece multa de R$ 80,00 para quem estiver em espaço público sem a máscara, além de estar passível de retirada espontânea ou coercitiva por autoridade municipal. Os proprietários de estabelecimentos e motoristas de transporte de passageiros serão multados em R$ 160,00 e terão o alvará ou licença de funcionamento cassados em caso de reincidência.
Difícil tentar cuidar de quem não quer ser cuidado
No mesmo dia da publicação do Decreto, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi às redes sociais para lamentar a postura de parte da população perante à pandemia. A tucana reforça importância de seguir as orientações balizadas pela ciência e critica pessoas que preferem desobedecer as medidas de contenção ou judicializá-las. “Difícil tentar cuidar de quem não quer ser cuidado”, chegou a escrever.
Confira as postagens:
Só hoje confirmamos 12 casos da #COVID19 no Tocantins. E ainda tem gente achando que fomos muito precipitados ao recomendar o isolamento social. As medidas foram necessárias p não repetirmos em Palmas as histórias tristes que vemos pelo mundo. Sacrifícios, todos estamos fazendo
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) April 28, 2020
Se alguém ouvir ou ler as msgs q recebo nos 15 últimos dias, se revoltaria e perguntaria: -vale a pena ? Posso elencar uma série de nomes. Há quem prefere pagar multa, descumprir os decretos, ajuizar ações, pagar p ver o caos. Difícil tentar cuidar de quem não quer ser cuidado !
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) April 28, 2020
Ajudaria muito se as pessoas se apegassem aos dados, a ciência, as evidências. Deixassem de lado discursos ideológicos e extremistas, que ganharam força nos últimos dias. Temos uma luta imensa pela frente, mas só venceremos juntos, somando forças, remando na mesma direção
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) April 28, 2020