Um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a chamada doença da vaca louca, identificado nesta quinta-feira, 23, em um animal em Marabá, Pará fez com que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, suspendesse temporariamente a exportação de carne para a China, principal parceiro comercial do Brasil e também do Tocantins. A Coluna do CT acionou o governo estadual para comentar o impacto da notícia no Estado.
TOCANTINS NUNCA REGISTROU CASO DA DOENÇA
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) comentou em nota que acompanha o episódio registrado no Pará, mas pondera que o Estado “nunca apresentou caso positivo para a doença”. “O governo […] executa o Programa de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PEEEB) e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais
EXPORTAÇÕES MOVIMENTARAM US$ 573 MILHÕES
Conforme informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o rebanho do Estado chegou a 10 milhões de cabeças em 2022, após um crescimento de 11,3% referente a 2021. A quantidade de carne exportada no ano passado chegou ao volume de US$ 573 milhões, um aumento de 58,3% comparado ao ano anterior. A China é o principal destino deste produto. O Tocantins detém entre 15 a 20 plantas frigoríficas estaduais e federais.
SITUAÇÃO ATUAL
Conforme o Mapa, a amostra do exame que confirmou a EEB em um touro de 9 anos, criado em pasto, em uma pequena propriedade no Pará, foi encaminhada para análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal, em Alberta, no Canadá, onde poderá ser confirmada a ocorrência atípica da doença.
A DOENÇA
A Encefalopatia Espongiforme Bovina é uma doença cerebral em bovinos adultos que pode ser transmitida aos seres humanos por carne contaminada. Os seres humanos podem adquirir a doença pela ingestão de produtos de carne contaminados. Quando a carne é bovina, o distúrbio recebe o nome de doença de Creutzfeldt-Jakob e causa demência e morte. A doença é rara. As informações são do Hospital Israelita A. Einstein, compiladas pelo Google.
Leia a íntegra da nota da Adapec:
“A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que está atenta e acompanhando o caso positivo de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB registrado no estado do Pará. As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, executa o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina – PEEEB e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.
Vale ressaltar que o Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença
Palmas, 23 de fevereiro de 2023″