A Secretaria da Saúde de Araguaína estendeu, a partir desta segunda-feira,15, a vacinação contra a Influenza para crianças acima dos seis meses e adultos sem limite de idade, incluindo os que pertencem aos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram. Para esta campanha, o Município já recebeu 29 mil doses do imunizante contra a influenza.
As vacinas estão disponíveis nas UBS da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para abranger ainda mais, três unidades atendem com horário estendido: a UBS Araguaína Sul, UBS José Rezende (Alto Bonito) e UBS do Bairro de Fátima, vacinando das 7 às 19 horas. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde levando documento pessoal e o cartão de vacina.
“Com a ampliação da vacina para todos os públicos, vamos atingir uma maior cobertura vacinal contra a gripe. O vírus da influenza já circula em nossa cidade e a imunização é primordial para reduzir os riscos e agravos”, explica a diretora de Imunização, Samilla Braga.
Dados da campanha
Segundo dados da Secretaria da Saúde, até o momento 11.413 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas, o que representa apenas 21,84% do objetivo. A meta é atingir 90% do público-alvo até o final da campanha, que segue até o dia 31 de maio.
“Nosso objetivo é vacinar o grupo prioritário, que são as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Por isso, convidamos a todos, principalmente idosos, gestantes e crianças a procurarem a UBS de referência e se vacinar contra a gripe”, orientou Samilla.
Estão no público-alvo da campanha os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, população indígena, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e portuários.
Também fazem parte desse público-alvo os adolescentes e jovens em medidas socioeducativas de 12 a 21 anos, forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Sobre a Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Sintomas
A Influenza é transmitida por gotículas e ataca os pulmões, garganta e nariz. Apesar de ser contraída durante todo o ano, tem como pico de contágios, os meses mais frios. Ao contrair a doença, o paciente pode apresentar febre alta acima de 38 ºC, tosse, dor de cabeça e no corpo e inflamação na garganta.
Importância da vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficiente para evitar casos graves e óbitos por gripe. (Da assessoria de imprensa)