Fernando Gonçalves foi o vencedor do 2º Festival do Pequi de Gurupi, na sexta-feira, 25, depois de roer 108 caroços do fruto em apenas 10 minutos. Entre as mulheres, quem ganhou foi Francinalva Barros Rodrigues, que roeu 64 caroços. “Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, então, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, contou Fernando, animado, ao ser questionado sobre o segredo para conseguir roer tanto pequi.
UFT E PREFEITURA
O festival é realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.
PELA FILHA
Francinalva contou que é a segunda vez que participou. Na primeira, roeu 48 caroços e agora foram 64. “Tudo foi pela minha filha, o dinheiro vai para cirurgia dela. Estou muito feliz”, disse.
NO CALENDÁRIO CULTURAL
A prefeita Josi Nunes (UB), jurada na competição, avaliou que o evento já está se tornando uma tradição em Gurupi. “O Festival do Pequi já faz parte do nosso calendário cultural, e é um evento com muito humor e alegria, onde as pessoas vêm se divertir e espero que realmente continue encantando Gurupi”, afirmou a prefeita.
PREMIAÇÃO EM DINHEIRO
Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi parceiro do 2º Festival do Pequi de Gurupi.
DISPUTA GASTRONÔMICA
O 2º Festival do Pequi premiou também os melhores pratos feitos à base do fruto.
A disputa na área gastronômica aconteceu quarta, 23, e quinta-feira, 24, quando várias pessoas elaboraram receitas diversificadas feitas à base de pequi.
Confira os resultados:
· Vencedor – Prato Salgado com pequi
Candidata: Ângela Maria de Morais
Nome do prato: Salmão ao molho de pequi
· Vencedor – Comidinha Salgada ou Doce com pequi
Candidata: Márcia Geraldo de Sousa
Nome do prato: Pequiche
· Vencedor – Prato Doce com pequi
Candidato: Willian Gomes Ferreira
Nome do prato: Manjar de pequi com castanha de pequi
Neste ano, a novidade foi o envolvimento dos jovens por meio de vídeos sobre o fruto tipicamente tocantinense. As melhores produções também foram premiadas.
· Vencedor – Vídeos com pequi com alunos do Ensino Médio
Candidata: Marcela Borges Dias da Silva
Nome do vídeo: Pequi tocantinense
Nome da Escola: Centro de Ensino Médio Bom Jesus
· Vencedor – Curta-metragem Pequi na Tela
Candidata: Hadassa Raquel de Oliveira Freire
Nome do vídeo: Pequi: Espinhos e Doçuras