O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) subiu na Tribuna da Câmara de Palmas na manhã desta terça-feira, 18, para criticar o transporte coletivo. O parlamentar relata que tem recebido reclamações de motoristas, que estariam com uma carga horária maior do que estabelecida em contrato e sem receber horas extras. O político chega a afirmar que recebeu um vídeo em que trabalhadores ameaçam fazer uma paralisação. A Coluna do CT já assinou o Paço e aguarda manifestação.
PREFEITA RESOLVEU ABANDONAR A CAPITAL
Em pronunciamento, Joatan Jesus fala sobre o problema e dispara críticas contra a prefeitura. “O que se vê é um descaso da gestão municipal, desta prefeita [Cinthia Ribeiro, PSDB] que resolveu abandonar a Capital. Trabalhadores que ressaltam que assinaram um contrato para trabalhar 6 horas, mas estão trabalhando mais de 10 horas por dia e estão com horas extras atrasadas”, disse. O vereador continua. “Estamos em pleno 2023, e a gestão não consegue sanar o caos, o problema do transporte público da Capital, desrespeitando os pais de família que estão trabalhando todos os dias e gerando um transtorno para a população”, acrescenta.
ATRASOS DOS ÔNIBUS E DEMISSÕES
Outro ponto abordado foi o descumprimento dos horários pelos ônibus. Joatan de Jesus afirma ter recebido relatos de empresários sobre demissões de trabalhadores por constantes atrasos, o que estaria sendo gerado pelo transporte público. “É uma irresponsabilidade imensurável. Até quando este Parlamento vai ficar inerte. Não tem competência para resolver. Saia do Twitter e venha resolver o problema do transporte coletivo”, provocou.
622 DIAS PARA PALMAS SE VER LIVRE
Joatan de Jesus levantou a bola para outro oposicionista, Rogério Freitas (PSD), que também criticou a gestão e aproveitou para adotar um tom eleitoral. “É competência exclusiva do município todo este caos imputado aos palmenses trabalhadores que dependem deste serviço. Ouvi o Joatan dizer: ‘até quando?’. Até o último dia de governo. Faltam exatamente 622 dias para que Palmas se veja livre da prefeita Cinthia Ribeiro”, afirmou.
PROBLEMAS COM VIACAP
A Coluna do CT acionou a Prefeitura de Palmas para responder os pontos abordados por Joatan de Jesus. Em uma breve resposta, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) admite paralisação dos motoristas da Viacap e que já trabalha para sanar o imbróglio. “A ATCP e a empresa estão em fase de negociação para o encerramento da requisição de serviços. A ATCP lamenta os transtornos e reforça que sua equipe está mobilizada para manter a normalidade do serviço de transporte público da Capital”, resumiu. A requisição de serviços foi feita em janeiro como medida necessária à viabilização da continuidade da operação do sistema de transporte coletivo. Em um complemento da nota, o Paço ainda fez questão de garantir que tem pago as horas extras. Apenas nesta terça-feira, 18, R$ 107,8 mil teriam sido pagos. O expediente de um motorista da ATCP é de 40 horas semanais.
Leia a íntegra da nota:
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informa que está em contato com a empresa Viacap para buscar uma solução que não prejudique o fluxo do transporte urbano coletivo da Capital. A ATCP e a empresa estão em fase de negociação para o encerramento da requisição de serviços.
A ATCP lamenta os transtornos e reforça que sua equipe está mobilizada para manter a normalidade do serviço de transporte público da Capital
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informa que o contrato com os servidores/motoristas da agência prevê uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Com relação a hora-extra, a pasta tem cumprindo com o pagamento do que é devido aos servidores. Pagou nesta terça-feira, 18/4, um total de R$ 107.871,33 em horas-extras.