Palmas está sendo sede do VII Fórum Extraordinário da União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (UNDIME/TO) com o tema: A relevância da gestão da educação municipal no aprimoramento dos processos de aprendizagem, realizado no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), tendo como público alvo Prefeitos, Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação de todo o Estado.
A abertura do Fórum ocorreu na noite desta segunda-feira, 18, e contou a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal Beatriz Rodriguês e com a presença do Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, do Secretário de Estado da Fazenda, Jairo Mariano, do prefeito de Palmeiras, Francisco Noleto Júnior, representando o presidente da ATM, Diogo Borges, o secretário executivo da ATM, Jailton Bezerra, a Diretora de Articulação e apoio às redes de Educação Básica Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, representou o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo, e a Secretária de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos.
A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, durante sua fala agradeceu a presença de todos, o apoio dos parceiros da entidade e enfatizou a importância da presença dos Dirigentes Municipais e técnicos da educação Municipal. “Todos aqui presentes, sabem do valor destes momentos, a importância da qualificação profissional para a educação. A Undime segue fazendo o seu papel e juntos podemos transformar a educação do nosso município e do nosso estado”, falou a presidente.
A abertura do encontro contou com a palestra sobre as principais mudanças do novo Fundeb e suas implicações para a gestão municipal, com o renomado consultor na área de Educação, Paulo Lira. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade e ex-secretário de Educação Básica do Estado do Ceará, Lira promove palestras em todo o Brasil sobre assuntos educacionais, com destaque para o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
O VII Fórum Extraordinário da Undime/TO, tem como objetivo promover reflexões sobre a relevância e o papel da gestão da educação municipal para a melhoria dos processos de aprendizagem, visando aprofundar o debate e colaborar para uma educação pública de qualidade no contexto pandêmico.
A programação do Fórum continua nos dias 19 e 20. Durante o evento, os Dirigentes Municipais de Educação poderão contar com o atendimento individual oferecidos pelos técnicos do MEC e FNDE aos municípios referentes aos programas: Tempo de Aprender, PDDE, PAR, PNAE, SIGPC, Brasil na Escola e Tempo de Aprender. (Da assessoria de imprensa)