Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com foco em turismo mostra que o Jalapão recebeu 47.871 turistas em 2022. Consolidado com potencial turístico, o parque estadual registrou em julho do ano passado a presença de 7.733 turistas. Já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
BOM DESEMPENHO, MAS REDUÇÃO EM RELAÇÃO A 2021
Apesar de o número de visitantes no Jalapão ter sido expressivo no ano passado para uma unidade de conservação cujo acesso é sem asfalto, houve uma redução de 13,86% em relação a 2021, que contabilizou 55.579 turistas. De acordo com o gerente de Unidades de Conservação, Parques e Monumento Natural do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris Oliveira, o cenário pode ter sido causado pela pandemia da Covid-19. “Assim, quem não pode viajar em 2020, acabou fazendo isso em 2021 e o Jalapão, por ser isolado, foi um dos destinos mais procurados, registrando o recorde de mais de 55 mil visitantes”, pontuou.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO
Para 2023, a expectativa é que o número volte a crescer. “A região ainda é pouco explorada e os investimentos do governo do Estado em pavimentação vai melhorar bastante o acesso, reduzindo custos de viagem, bem como parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar e capacitar o turismo local”, concluiu Gilberto Iris .