O Viveiro da Prefeitura de Araguaína produziu 50 mil mudas só em 2022, e dessas, 25 mil foram doadas para a comunidade. As produções do local também auxiliam na agricultura familiar e paisagismo urbano, trazendo benefícios para o meio ambiente.
“Os viveiros são de suma importância para o processo de arborização do município, para a recuperação de nascentes e de áreas degradadas, e ainda fomenta a diversificação de novos cultivos como café e cacau, para implementar polos de produção em algumas comunidades rurais”, explicou o superintendente do Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Mário Vitória.
Nos viveiros, são cultivadas diversas espécies nativas da região como oiti, pau preto, cupuaçu, açaí, ipê, cacau, além do pau-brasil, ingá, axixá, mogno e pau-ferro. Nos locais também são produzidas as mudas de eugênia (árvore de pequeno porte), a fava-de-bolota, que é considerada símbolo do Tocantins, e outras.
Como ter acesso ao Viveiro Municipal
O Viveiro Municipal está aberto para doações e fica localizado na Rua José de Assis, nº 372, no Setor Tecnorte, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
O local conta com funcionários para receber a população e qualquer morador pode levar para casa até 5 mudas. Durante a solicitação de mudas é preenchido um pequeno formulário com informações pessoais, com o nome do morador, quantidade de mudas e como serão usadas as mudas.
Outros projetos
O Viveiros Municipal é de responsabilidade do Departamento de Agricultura, que além de trabalhar nas doações de mudas para a comunidade, é importante para avanço do Plano de Arborização Urbana de Araguaína, que prevê o plantio de mais de 3.900 árvores na cidade.
Todos os bairros que receberam infraestrutura por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína serão arborizados. As mudas dos Viveiros já beneficiaram os bairros Jardim Vitória, Tocantins, Itaipu, Ana Maria e Morada do Sol.
O próximo local que será atendido ainda neste mês é a Via Norte. Nos canteiros e proximidades está previsto o plantio de 1.200 árvores de rápido desenvolvimento, sombra volumosa e mais adequadas para área urbana. (Da assessoria de imprensa)