Aldaíres Ferreira, 36 anos, é técnico de Enfermagem, atua como Agente Comunitário de Saúde em Araguaína há 10 anos e não imaginava o quanto a educação transformaria a sua vida. “Vim da zona rural, sem expectativa de nada, terminei o Ensino Fundamental e Médio tarde e hoje me sinto realizado, pois conheço pessoas que tiveram mais oportunidades que eu e não têm os mesmos benefícios como eu, de ser um servidor público concursado de Araguaína. Então eu tenho muito orgulho disso!”, contou o servidor.
Ele faz parte dos 293 ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate à Endemias) que concluíram os cursos técnicos do Programa Saúde com Agente do Governo Federal. A Prefeitura de Araguaína realizou a cerimônia de certificação dos servidores no último dia 10, na Escola Estadual Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, no Setor Nova Araguaína, para celebrar a conquista junto aos familiares e autoridades.
Durante a cerimônia, a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, falou sobre o quanto o papel dos agentes é importante na promoção do bem-estar e prevenção de doenças nas comunidades.
“A missão de vocês é nobre e desafiadora, pois vocês trabalham na linha de frente, conhecendo de perto as necessidades e a realidade da população. Vocês são os olhos e ouvidos do sistema de saúde”, contou a secretária.
Melhorias para a classe
Os dois cargos atuam 40 horas semanais e, em seu discurso, o prefeito Wagner Rodrigues elogiou o serviço dos agentes e autorizou que, neste período de estiagem, que segue até setembro, a Secretaria da Saúde reorganize o horário de trabalho dos servidores em turnos para minimizar os impactos do tempo quente e seco.
“Nesse período de sol ardente, solicito que o pessoal tenha flexibilidade de fazer seis horas, nos dois turnos. A umidade do ar está baixa, então autorizo que vocês possam trabalhar as seis horas de forma mais flexível até iniciar o período chuvoso”, falou Wagner.
Programa Saúde com Agente
Iniciado em agosto de 2022, o curso é proposto pelo Governo Federal e é um dos maiores em formação técnica na área da saúde, com carga horária de 1.275 horas. Dentre um dos objetivos está o de desenvolver um olhar mais apurado sobre as famílias visitadas e prestar melhores orientações.
Na formatura, os agentes e preceptores tiveram um momento de fala em que contaram a contribuição da nova capacitação. “Aprendemos novas técnicas de abordagem, modus operandi e de como lidar com situações críticas, sempre inserindo a comunidade nas tomadas de decisões e ações a serem executadas”, disse o agente de combate a endemias e orador da turma, Miguel Souza da Cruz.
Poliana Dias atua como agente de saúde no Bairro de Fátima há 20 anos e conta que, mesmo com a experiência técnica, o conhecimento veio em boa hora para ela. “Me deu possibilidades para eu atuar melhor na minha área, fazendo as pré-triagens. Agora estou capacitada para aferir pressão e gostei muito do curso”, finalizou. (Da assessoria de imprensa)