O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou nesta terça-feira, 12, em Belém (PA), da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025. O encontro teve como pauta principal a participação dos estados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense. O gestor estadual estava acompanhado dos secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; e da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
REUNIÃO FOI PROMOVIDA
A reunião foi promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), formado por todos os estados da região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.
SOBRE A COP
A COP é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas. É considerada um dos principais eventos do tema no mundo. A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA).
“TEREMOS UMA GRANDE CONFERÊNCIA”
“O assunto do momento é a COP30, que será realizada aqui em Belém. Entendemos a importância do apoio dos estados da Amazônia e de todo o Brasil ao Pará e ao governador Helder Barbalho para que possamos realizar a melhor COP de todos os tempos. Não tenho dúvida de que o Helder é muito eficiente, e que com o apoio do governo federal e a participação dos estados, teremos uma grande conferência”, salientou o governador.
“OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA PARA DEFINIRMOS PRIORIDADES”
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou a relevância do diálogo integrado entre os estados amazônicos. “É fundamental que os governadores da Amazônia Legal se reúnam para alinhar ações e fortalecer o Brasil. Este encontro é uma oportunidade estratégica para definirmos prioridades, apresentarmos conquistas e mostrarmos ao mundo que nossa região está unida e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, destacou o secretário.



