O Palácio Araguaia foi palco na manhã de terça-feira, 21, entre o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) e representantes de prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia. As principais reivindicações do grupo foram a instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Paraíso do Tocantins, reforço do policiamento e obras de infraestrutura.
Assistência hospitalar
Na ocasião, Wanderlei Barbosa se comprometeu a direcionar as demandas para as respectivas pastas responsáveis. “Não tenham dúvidas que levaremos essa pauta adiante. Sabemos que não é fácil montar uma UTI porque precisamos de uma equipe preparada e é isso que vamos resolver”, explicou o gestor, citando o aporte de R$ 3 milhões para cobrir horas extras de equipes médicas responsáveis pela realização de cirurgias eletivas. “O resultado tem sido bom, cerca de 500 cirurgias por mês, mas queremos aumentar esse número dentro da nossa rede e com plantões extras e ainda com hospitais conveniados, inclusive na região do Vale do Araguaia”, completou.
50 municípios sem policiamento
Sobre o policiamento, o governador interino ressaltou que a partir de janeiro, os novos oficiais e praças aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros começam o curso de formação e em breve estarão a serviço da população. Já os aprovados no concurso da Polícia Militar serão chamados a partir de fevereiro de 2022. “Hoje nós temos 50 municípios que não têm policiamento. Já estamos providenciando o recrutamento dos aprovados nos últimos concursos para atender a demanda e após esse recrutamento, queremos destinar pelo menos uma viatura com quatro homens nos 139 municípios”, informou.
Parceria para municípios para realização de obras
Sobre as obras, Wanderlei Barbosa destacou que quer firmar parcerias com os municípios. “Fazer obras em parcerias com as prefeituras, semelhante ao que está sendo feito no Bico do Papagaio, onde a prefeitura de Tocantinópolis está cedendo uma máquina e nós os recursos para viabilizar as obras. Vamos destinar para cada município, R$ 2 milhões divididos em três parcelas, sendo a primeira já em 28 de dezembro. Precisamos dessa parceria e do compromisso de cada prefeito em executar as obras. E isso será em todos os 139 municípios, com a devida fiscalização. Tenham certeza de que não governaremos com diferenças, não trataremos os tocantinenses de maneira desigual por causa da bandeira partidária do prefeito”, assegurou.
Presenças
A região do Vale Araguaia é composta por 17 municípios, dos quais estavam presentes os prefeitos de Abreulândia, Manoel Moura (PT); de Araguacema, Marcus Moraes (MDB); de Caseara, Ildislene Santana (DEM); de Dois Irmãos, Geciran Saraiva (PSD); de Marianópolis, Isaías Piagem (DEM); de Monte Santo, Nezita Martins (PSL); de Nova Rosalândia, Enoque Portílio (PSC); e de Oliveira de Fátima, Nereu Fontes (SD).; além do o presidente da União dos Vereadores do Vale do Araguaia (UVVAET), Cleber Cavalcante (DEM).
Estiveram presentes, ainda, os secretários da Saúde, Afonso Piva, e da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Jairo Mariano; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho; os deputados estaduais Antônio Andrade (PSL), Nilton Franco (MDB), Léo Barbosa (SD), Vilmar Oliveira (SD) e Vanda Monteiro (PSL); e o prefeito de Campos Lindos, Romil Iakov (SD).
Também participaram do encontro vereadores de Abreulândia, Caseara, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Fátima, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Oliveira de Fátima e Paraíso do Tocantins.