A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será lançada nesta sexta-feira, 5, pelo governador interino Wanderlei Barbosa, às 10 horas, na Fazenda Nelore JAL, do proprietário José Luiz Boteon, em Araguaçu. A estimativa é que 4,5 milhões de bovídeos com até dois anos de idade sejam vacinados nesta segunda etapa.
Números animadores
O Tocantins está há 24 anos livre da febre aftosa com vacinação, e a cada ano, vem mantendo altos índices de cobertura vacinal. Em 2021, o Tocantins alcançou um crescimento de 11% no rebanho de bovídeos – bovinos e bubalinos – em relação a 2020, alcançando 9,7 milhões de cabeças, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais. “Os números são animadores e colocam a pecuária tocantinense no cenário nacional e internacional. Estamos nos preparando para a retirada da vacinação contra febre aftosa já para o próximo ano, o que possibilita conquistar novos mercados”, destaca o governador.
Exportação para 39 países
Em 2020, o Tocantins exportou cerca de 80 mil toneladas de carnes e seus derivados para 39 países, entre os principais compradores da carne tocantinense se destacaram: China, Hong Kong, Rússia, Egito e Emirados Árabes.