O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez uma visita ao Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) nesta terça-feira, 5, para conhecer a implementação do prontuário eletrônico, que tem como objetivo integrar e monitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde o atendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. O serviço é conhecido como Sistema SX, desenvolvido pela empresa Salux Technology.
ORIENTAÇÃO É INVESTIR EM TECNOLOGIA
Wanderlei Barbosa afirmou, em visita à unidade hospitalar, que o sistema vai revolucionar a saúde do Estado. “Eu fico feliz com essa iniciativa, pois tenho orientado a nossa gestão em investir em tecnologia. Este é o primeiro hospital do Estado que recebe todo o serviço eletrônico, com um prontuário totalmente digitalizado. Os próprios funcionários afirmam que o sistema é muito bom, agiliza o serviço, diminui a espera e com as filas e os papeis”, comentou o governador.
RETIRAR PAPEL DE CIRCULAÇÃO
O governador ainda abordou a questão ambiental do investimento na tecnologia. “Nós queremos retirar o papel de circulação e informatizar, para dar aos nossos servidores mais agilidade. Com a diminuição de papel, podemos contribuir com o meio ambiente e ainda com toda a população, uma vez que eles serão os mais beneficiados com os prontuários digitais”, afirmou o gestor.
ENTENDA
O sistema oferece a vantagem de um prontuário único para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua. Mesmo em casos de transferência para outros hospitais, o prontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipe assistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento. Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionando maior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados.
AMPLIAÇÃO
Todas as unidades hospitalares do Estado estão programadas para receber treinamento, visando capacitar seus profissionais e oferecer suporte para a implementação do novo sistema. O Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Hospital Regional de Xambioá (HRX), o Hospital Regional de Arapoema e o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) já concluíram a instalação em sua infraestrutura. Além disso, a instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais. “A ideia é que até dezembro se conclua todo esse trabalho nas unidades do Tocantins. Esse sistema representa uma briga histórica de 10 anos, no qual o Estado não conseguia ter a gestão hospitalar de maneira tecnológica, ou seja, com um prontuário eletrônico único”, explicou o secretário interino da Secretaria da Saúde (Sesau), Paulo César Benfica Filho.