Após quase um ano de atividades de Norte ao Sul do Tocantins, o projeto Circuito Fetac de Formação de Artes Cênicas da Fetac foi finalizado com o balanço de 60 formações culturais nas áreas de teatro, dança e circo. Uma realização da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) com patrocínio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, o projeto realizou 20 capacitações para cada linguagem cênica, alcançando 21 municípios diferentes e qualificação de 1.137 pessoas.
O relatório de execução do Circuito apresenta que 60% das propostas formativas de palestras, cursos e oficinas foram selecionadas por meio de edital interno e 40% a convite direto, realizado pela produção executiva do projeto, por análise de currículo de profissionais com mais de 10 anos de experiência comprovada. Para desenvolver o Circuito, foram contratados 33 profissionais, artistas, produtores culturais e técnicos que compõem a Federação. As capacitações foram realizadas, até o mês de abril deste ano, de forma presencial, online e híbrida, destinadas aos municípios de Arraias, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Gurupi, Peixe, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Cariri do Tocantins, Sucupira do Tocantins, Dueré, Tocantínia, Guaraí, Araguaína, Miranorte, Miracema do Tocantins, Muricilândia, Porto Nacional, Lajeado, Monte do Carmo, Barrolândia e Palmas.
Na cidade de Tocantínia, a oficina foi ofertada em aldeia Xerente, pelo ator, pedagogo e professor da comunidade, Léo Sampaio. “Foi uma troca muito positiva. Trabalhamos a construção de personagens a partir da busca pelas origens, do resgate de tradições e o intercâmbio cultural com os não-indígenas”, afirmou. A comunidade indígena se mostrou muito feliz e grata com o conhecimento adquirido durante o encontro, como relata Mauricio Xerente. “Estamos muito felizes por essa troca de saberes. É muito importante conhecer a cultura não-indígena e ainda valorizar as nossas raízes, nós recebemos e passamos para os mais novos também conhecerem”, acrescentou ele.
O ator e produtor cultural Luiz Carlos Sales participou em Palmas da oficina de elaboração de projetos do Circuito Fetac, em Palmas, e afirmou que a oficina somou muito na sua formação enquanto artista e produtor cultural. “Me trouxe um norte sobre como criar e executar os meus projetos, a partir das exigências do mercado, seja nos órgãos públicos ou empresas privadas. Estou muito mais seguro para exercer a minha atividade de produção dentro dos padrões exigidos pelo mercado”, declarou.
O presidente da Fetac, o ator Kaká Nogueira considerou o balanço geral do projeto com saldo positivo. “Levamos formação aos quatro cantos do Tocantins nas áreas técnicas e artísticas de teatro, circo e dança. E, mais importante, do que formar tanta gente foi a garantia de multiplicadores do conhecimento adquirido, ampliando as nossas fronteiras e qualificando a arte e cultura do nosso Estado”, declarou o presidente.
Projeto
Os prestadores de serviço ministraram capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico e organização jurídica para grupos cênicos, dentre outros. As formações foram divididas em Teatro, Dança e Circo, sendo o Teatro com 20 atividades (12 online e 8 presenciais) e 493 pessoas atendidas, em 14 cidades distintas. O Circuito de Dança realizou 20 formações (11 online e 9 presenciais) com 381 pessoas. E o Circuito Fetac Circo realizou 20 formações (6 online e 14 presenciais) com 263 pessoas atendidas.
Fetac
A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que representa as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.
A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul), o ator Lucas Justino (diretor regional Centro), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos) e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e pelo artista circense Vinícius Martins (Sul). (Da assessoria de imprensa)