Anualmente, especialmente no mês de junho, o movimento das quadrilhas juninas garante a animação em diversas cidades, com os tradicionais arraiás, numa mistura de fantasias, danças e muita alegria, com uma pitada de romantismo, garantida pelos muitos casais de noivos que abrilhantam os eventos; mas, até que ponto você conhece sobre estes personagens, os noivos das juninas?
Para você se inteirar melhor sobre este universo dos casais de noivos das quadrilhas juninas, foi produzido um documentário, envolvendo algumas pessoas que dão vida a estes personagens, mostrando suas peculiaridades, desafios e o mundo da fama que eles e elas desfrutam entre os dançantes das quadrilhas.
O Instituto Amazon, em parceria com a produtora Spatium, produziu o Doc “Amores de São João”, um compilado de entrevistas e depoimentos, sobre os noivos juninos de Palmas, com objetivo de conhecer o processo vivido todos os anos, por estes atores e atrizes que representam o amor no mundo junino.
Com abordagem sobre a vida cotidiana desses casais, seus ensaios, figurino, enredo e apresentações, a produção tem o objetivo de evidenciar como o amor é visto e vivido nas festas juninas.
“Amores de São João” é uma produção que reconhece o brilhante trabalho que as juninas fazem através dos casais de noivos. O amor expressado por cada casal é uma fantasia que nos alimenta a esperança, gerando um grande impacto sobre a vida dos espectadores em cada apresentação”, comentou Millena Castro, noiva da junina “Arrasta Pé do Liberdade”.
Os personagens são bem conhecidos entre os seus adeptos, com estilo de vida simples e poucos conhecidos fora do meio junino. São pessoas detalhistas com os personagens que representam, utilizando-se de pesquisas e literaturas que dão vida a este mundo imaginário.
Casais de noivos entrevistados e suas respectivas juninas:
- Moisés Caetano – Jeniffer Almeida ( Encanto Luar);
- Wanderson Petruthiele – Kariny Vioto (Pula Fogueira);
- Rafael da Silva – Ana Beatriz (Coração Caipira);
- Henrique Alves – Roberta Ramos (Explosão amor Caipira);
- José Ribamar – LetÍcia Hills (Fogo na Cumbuca);
- Gilberto Costa – Elyete (Caipiras do Borocoxó);
- João Pedro neto e Fernanda Lopes (Cafundó do Brejo);
- Wanderson de Almeida – Milenna de Castro (Arrasta Pé do Liberdade).
Créditos:
Realização: Instituto amazona;
Produção: Spatium audiovisual;
Direção: Nival Correia;
Assistência de Produção: Maria Clara;
Fotografia: Elton Abreu e Shechinah Miranda;
Edição e Montagem: Shechinah Miranda;
Jornalista: Frazão Araújo;
Assessoria de Comunicação: Mayse Cristhina;
Pesquisa: Laís Sousa.
Esta produção é fomentada com recursos da Lei ALDIR BLANC, com base na Portaria nº 37/2021/GABPRES/ADETUC , Edital Nº 03/2020/GABPRES/ADETUC