O escritor Josafá Miranda de Souza assume às 20 horas desta quarta-feira, 14, a presidência da Academia Palmense de Letras (APL). Ele, que ocupa a Cadeira 27, cujo patrono é Graciliano Ramos, foi eleito, por unanimidade, no dia 27 de março, para o triênio 2021-2024. O acadêmico substituirá no cargo a escritora Francisquinha Laranjeira Carvalho – cadeira 7 – patrono Luís Inácio de Miranda Jardim.
Cerimônia virtual
A cerimônia de posse será virtual e pode ser acompanhada pelo link https://youtu.br/k6qXTyyBo20
Nova gestão
A nova gestão é composta também pelos escritores Osmar Casagrande Campos – cadeira 10 – patrono Vinícius de Moraes, como vice-presidente; Kleber Barreira Bucar – cadeira 29 – patrono Jaime Câmara, como tesoureiro; e Francisco Assis Junior – cadeira 6 – patrono Dom Alano du Noday, como secretário.
Novos acadêmicos
A APL tem dois novos membros. Juíza do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Luciana Costa Aglantzakis passou a ocupar a cadeira 8, cujo patrono é o escritor Guimarães Rosa e que teve como primeiro titular o professor Fidêncio Bogo, membro efetivo, sócio-fundador da Casa de Letras. Outro acadêmico é o advogado Márcio Gonçalves Moreira, juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral, pela classe dos juristas, passou a ocupar a cadeira de número 4, cuja patronesse é Beatriz Rodrigues da Silva e que teve como sócia-fundadora a professora Margarida Lemos. A cadeira ainda foi ocupada pelo imortal Mário Martins, membro efetivo.