O sonho de Joaquim José de Oliveira Freitas de ver seus escritos transformados em livro se tornou realidade. Com um clipe em homenagem ao autor, cerca de 120 pessoas, sendo familiares, amigos, poetas, personalidades e o presidente da Academia Araguainense de Letras, o poeta Luiz Aparecido, participaram do lançamento do livro Poesias.
A obra em formato similar à literatura de cordel, linguajar nordestino, com expressão de pensamentos filosóficos, religiosos, geográficos regionais, foi lançada no domingo, 29, no Núcleo Espírita Bezerra de Menezes, em Araguaína.
De acordo com Sócrates de Oliveira Freitas, filho de Joaquim, o Seu Freitas, a solenidade contou com a saudação de convidados, familiares e personalidades presentes. “Prosseguiu-se com pronunciamentos pelos organizadores, familiares e amigos. No dia foram vendidos 130 exemplares no local”, contou o filho.
Freitas lembra que aos que se interessarem em adquirir o livro poderão entrar em contado com ele, pelo telefone (63) 99233-2722. “Está sendo cobrado o valor simbólico de R$ 20,00 mais as despesas de envio”, frisou.
Obra
Em entrevista concedida ao CT no dia 19 de junho, Freitas contou a que o livro trata de um relato em forma de poesias, em uma linguagem simples e em formato poético próprio do povo nordestino, muitas vezes usado na literatura de cordel. “Discorre seu relato, trazendo ao conhecimento do leitor, fatos, modos de vida, personagens marcantes da região, fragmentos genealógicos, características geográficas, dentre outros tantos assuntos”, contou.
Dom para escrever
De acordo com Sócrates, o poeta percebeu que tinha o dom para escrever desde a juventude. “Ele fazia composições e anotações, registrando suas experiências e fatos vividos, tinha anseio de publicar suas composições, mas não teve oportunidade em vida. Ele faleceu aos 98 anos”, lamentou o filho.