A atriz Tônia Carrero morreu aos 95 anos na noite deste sábado, 3, por volta das 22h15, vítima de uma parada cardíaca. Ela havia sido internada na sexta-feira, 2, na Clínica São Vicente, no Rio, para um procedimento cirúrgico simples, mas não resistiu. A clínica confirmou a morte, mas sem dar detalhes, segundo o jornal O Globo.
À GloboNews, a neta da atriz, Luísa Thiré, informou que Tônia estava com uma úlcera no sacro e morreu durante procedimento médico. Segundo Luísa, o velório deve ocorrer neste domingo, e a avó deve ser cremada nesta segunda-feira, 5.
Consagrada no teatro, cinema e televisão, a atriz, nascida Maria Antonietta de Farias Portocarrero, no Rio de Janeiro, filha do general Hermenegildo Portocarrero e de Zilda de Farias, é mãe do ator Cecil Thiré, e avó dos atores Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos Thiré.
Sua estreia no palco foi com a peça Um Deus dormiu lá em casa, no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo, ao lado do ator Paulo Autran, com quem mais tarde dirigiram uma companhia de teatro.
Na TV, ficou conhecida na década de 1980 no papel da personagem Stella Fraga Simpson, da telenovela Água Viva, do autor Gilberto Braga. No cinema, fez diversos filmes, como Tico-Tico no Fubá e É proibido beijar.
Seu último trabalho na televisão foi na telenovela Senhora do Destino, em 2004. (Com informações da Agência Brasil e O Globo)