Racha, pelada, futebol de várzea ou “jogo de campeonato”, quem nunca sonhou em “ser um jogador de futebol”?
Mas a pelada raiz ficou em algum lugar escondido no banzo das ternuras do time da nossa infância.
Na época, era raro quando se tinha uma “bola de capotão”, aquela com uma bexiga forrada por tiras de pano e costurada em gomos. Uma obra de arte.
Quase sempre o “couro comia” com bola de meia ou qualquer coisa na forma cilíndrica, disputada entre caneladas e gritos. Um belo drible; pitada de sorte; o chute certeiro e o bramido eufórico: GOOOOOLLLLLLLLLLLLL. Golaço!
Dá uma saudade danada desse tempo.
O Cardeal Esporte Clube era imbatível dentro do Setor Militar Urbano. A arena brejeira de terra batida na pracinha da QRS – Quadra Residencial de Sargentos – era o palco do principal derby contra os “mauricinhos, filhos dos oficiais da QRO”. Time de pato, sempre levava taca. Freguês de carteirinha.
Meninos sonhadores, alegres e sorridentes. Cada um carregava, na alma e no coração, a esperança de ser jaizinhos, pelés, rivelinos. A carreira militar do pai, ninguém aspirava e o estudo resumia-se a passar de ano. Qualquer coisa acima de cinco era uma meta satisfatória para curtir as baladas do Verão.
No mundo “real”, ufanistas pregavam a bravata de um “País que vai pra frente” a esconder porões imundos de torturas, atrocidades e barbáries.
O tempo passou, a pelada raiz se transformou em escolinhas seletivas para os novos “mauricinhos” das franquias mercadológicas de equipes midiáticas.
Várzeas se transformaram em favelas, palafitas, guetos.
O Brasil amedrontado chora a “Pátria de Chuteiras” a trocar habilidade, criatividade e sonhos por cadeados, cercas elétricas, intolerância e fuzil.
O “futebol é o ópio do povo”, bradava Joseph Goebbels, durante o regime nazista. E, naquela época, imaginem, não tinha o VAR.
As trilhas da utopia brasileira continuam no sonho adormecido de jovens distantes das peladas de raiz. Um dia isso vai passar. Será?
EDSON CABRAL
É administrador e membro da Academia Palmense de Letras.
ecabral.to@gmail.com