Denominada como “Capital do Mundo”, por atrair pessoas de todos os lugares e tribos, Dianópolis, a Terra das Dianas, teve sua segunda noite de Carnaval marcada por uma multidão na Praça Francisco Liberato Póvoa.
Conhecido por ser um Carnaval cultural, com blocos de rua, o DianoFolia atrai turistas de todos os lugares do País, como é o caso do casal Cibele e Francisco, que deixaram o aconchego do lar em Belo Horizonte (MG) para conhecer a Folia de Momo do interior do Tocantins. “Temos amigos que moram na Bahia, que já vieram e falaram muito bem. Esse ano, decidimos visita-los para conhecer o DianoFolia e nos apaixonamos pela energia que encontramos aqui”, disse Cibele.
Assim como o casal, centenas de foliões de Brasília (DF), Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Goiânia e Bahia, buscaram Dianópolis como rota do Carnaval 2019. Além da tradição da folia de rua, a Terra das Dianas tem outras vantagens, que fazem os foliões optarem pela “Capital do Mundo”. A cidade está localizada no portal de entrada das Serras Gerais, um dos maiores conjuntos de serras do pais, com vários atrativos turísticos, como cachoeiras, cânions, rios, grutas, lagoas, e trilhas para pratica de esportes radicais.
Folia
Na noite desse domingo, 3, os foliões assistiram a apresentação e desfile dos blocos, que foram para o circuito da folia com o objetivo de mostrar aos visitantes a alegria da Capital do Mundo.
O bloco da Melhor Idade, levou para a Avenida a simpatia, o charme e emoção de quem já viveu muita história no melhor Carnaval de rua do Tocantins. Outro momento marcante, foi a entrada do bloco Sapo, que distribuiu alegria e energia no circuito, ao som das marchinhas e muita animação.
Já passava das 22 horas quando embaixo de chuva, o bloco Gato e as Catrevagens tomou conta da Avenida, levantando a euforia dos foliões que prestigiavam os blocos no circuito da folia.
O prefeito Padre Gleibson Moreira homenageou os blocos com entrega de troféus. “É uma emoção muito grande, que toma conta do coração. O melhor dessa festa são estes momentos, construídos ao longo de anos, preservando a tradição por meio dos filhos, dos netos, dos sobrinhos, de quem iniciou a história do DianoFolia. Só agradecer a todos os foliões por fazer da nossa cidade, uma referência, uma tradição quando se fala de carnaval”, disse o prefeito.
Shows
O público cantou, vibrou, dançou e pulou ao som de Dinho e Banda, grupo de músicos da terra, que levaram alegria para os mais de 4 mil foliões que se encontraram no circuito da folia.
Em seguida, a dupla Mário Cezar e Filipe, tomou conta do trio, colocando o folião pra dançar, resgatando sucessos antigos e também trazendo repertório da atualidade.
Encerrando a noite, teve a Banda Pileque, que levou para a Avenida, uma pegada bem regional, com músicas pedidas pelo público e marchinhas, que já foram e continua sendo sucesso de todo carnaval.
A festa continua nesta segunda-feira, 4, e logo mais às 16 horas acontece o Carnaval das Crianças, com o Bloco Balão Mágico e participação do Circo kikintura, de Palmas, que promete animar a criançada na Praça Francisco Liberato Póvoa, com animação de Alef e banda. A noite, no trio será a vez da banda Sala de Luxo e a pegada baiana, com a banda Saiddy Bamba.
Com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Civil e segurança especializada, os foliões participam da festa até amanhã, na Capital do Mundo, contando com estrutura de bares, lanchonetes e banheiros químicos, montados no corredor da folia. (Da assessoria de imprensa)
SEGUNDA-FEIRA, 4
10H – BLOCO ENXUTOS
16H – ALEF E BANDA NO TRIO
16H – FESTA DAS CRIANÇAS NA PRAÇA CENTRAL COM GRUPO “QUIQUINTURA”
19H – BANDA SALA DE LUXO NO TRIO
23H – SAIDDY BAMBA
TERÇA-FEIRA, 5
16H – LAVAGEM D’OURO COM TODOS OS BLOCOS SAINDO DO SANTO NA ENTRADA DA CIDADE COM TRIO (BANDA LOCAL) VOLTANDO PARA PRAÇA CENTRAL
16H – CONCENTRAÇÃO NO SANTO, COM VALTINHO E BANDA NO TRIO
18H – SAIDA DO SANTO NO TRIO COM DEIVINHO E BANDA
20H – BANDA BELÊLÊ E ATHILA E MATHEUS NO TRIO
22H – THIAGO JHONATHANATA