Uma diversidade de ritmos abrilhantou o palco do auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, na noite da última terça-feira, 30, em Palmas. A final do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais reuniu 25 apresentações de estudantes vencedores das 13 etapas regionais, nas categorias solo e grupo.
O público vibrava junto aos movimentos sincronizados com a música. Cada passo expressava a alegria e o desejo dos participantes pela dança. Ao mesmo tempo três jurados técnicos avaliavam as apresentações. “Desde a expressão corporal ao figurino, o júri tem uma missão de analisar os movimentos”, explicou Vânio Braga, técnico de Desporto da Seduc.
Ganhadores da categoria solo
Ao final, no momento mais esperado da noite, o concurso revelou os ganhadores na categoria solo. Em 1º lugar, com 86,3 pontos, quem levou a melhor foi Iago dos Santos Nascimento, da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, em Paranã, cidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias. “Eu não acreditei muito na hora, mas fiquei muito feliz. Meu padrasto sempre disse que eu seria um campeão”, afirmou o estudante.
Na 2ª colocação, com 85 pontos, ficou a estudante Luana José Belém, do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva, da diretoria de Porto Nacional. Pouco mais de 82 pontos garantiram à estudante Maria Vitória Pereira de Sousa, do CEM Castro Alves, DRE de Palmas, o 3º lugar na categoria solo.
Ganhadores da categoria grupo
O grupo vencedor em 1° lugar, com 115,3 pontos, é composto pelas alunas Isabelle Rodrigues, Yasmim Lima e Fernanda da Luz, da Escola Estadual Novo Horizonte, DRE de Palmas. “Não conseguimos explicar a emoção. Treinamos muito para estar aqui. Foram dois meses de ensaio para poder entregar o nosso melhor. E queremos agradecer a oportunidade”, disse Fernanda.
O grupo detentor do 2° lugar, com 109,9 pontos, é formado por Mylena Rodrigues, Ayná Tanaka, Ayara Tanaka, e Sarah Alves, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Presidente Costa e Silva, DRE de Gurupi. Já a 3ª colocação ficou as as alunas Ariadilar Nascimento, Marcylene Conceição e Kauany Silva, da Escola Cícero Gomes de Jesus. Juntas elas garantiram 98,8 pontos.
Premiação
A educação premiou os três primeiros colocados de cada categoria e suas respectivas escolas. Os 1º e 2º colocados receberam aparelhos celulares e o 3º lugar ganhou um tablet, além de troféus. As escolas dos vencedores foram contempladas com um notebook.
Expectativas
Antes mesmo da competição começar, Aleandra da Silva Gomes, mãe da aluna Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Tocantins Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, já estava na torcida. A Estudante dançou balé na categoria solo. “Uma emoção única, por isso vim prestigiar o evento. Agradeço a Deus por isso. Está tudo muito organizado e a equipe está de parabéns. Minha filha já é vencedora por chegar aqui”, expôs.
O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, destacou a necessidade de um projeto como o Dança Tocantins para os estudantes da rede estadual de ensino. “Ficamos muito felizes. Foi maravilhoso ver o engajamento que tivemos na redes sociais. As apresentações ocorreram em altíssimo nível. Todos que participaram são vitoriosos por estarem praticando essa importante movimentação corporal, que é a dança”, pontuou.
I Dança Tocantins
O Dança Tocantins é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de incentivar a prática desta manifestação artística no ambiente escolar e valorizar o talento dos jovens. Mais de 150 unidades de ensino participaram das competições regionais, contemplando 70 municípios tocantinenses e envolvendo estudantes de todas as regiões do Estado.
As disputas regionais foram realizadas por meio de votação popular, no Instagram do Dança Tocantins, com competições nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE). (Da assessoria de imprensa)