A autobiografia do ex-senador e empresário Sadi Cassol estará no palco do Theatro Fernanda Montenegro, às 20 horas, nesta Terça Literária. O livro “Dos brotos verdes das abóboras ao Azul do Senado” será apresentado no sarau, uma iniciativa da Academia Palmense de Letras, em parceria com a Fundação Cultural da Capital, e terá sua quinta edição nesta terça-feira, 14.
Com direção do escritor e acadêmico Edson Cabral e participação do Grupo Art Sacra, o evento apresentará a obra de Sadi Cassol, através de uma narrativa leve, criativa e envolvente, que contribui com a compreensão do pioneirismo e da consolidação empresarial de Palmas, em um espetáculo de cores, sabores, histórias, promete os organizadores. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Palmas apresentará danças e declamação de poemas da rica literatura do Rio Grande do Sul, terra natal de Sadi.
A autobiografia traz uma história vibrante, criativa e romantizada, descreve as origens, dificuldades e oportunidades da vida de Sadi Cassol e Beatriz Slaviero.
Em “Dos brotos verdes das abóboras ao Azul do Senado”, Sadi Cassol relata sua história desde a infância até suas experiências políticas. Com apenas 21 anos, Ele foi vereador em Ibiraiaras (RS) e por três vezes em Veranópolis (RS), onde ainda assumiu o comando da cidade como prefeito em exercício, com o afastamento do titular por motivo de saúde.
Sadi também foi vereador em Palmas e suplente de senador de Leomar Quintanilha (2003-2010). Neste último mandato, ele assumiu a vaga de senador por mais de seis meses entre 2009 e 2010. Como empresário, deu sua contribuição ao setor com sua atividade comercial e como presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).
“Dos brotos verdes das abóboras ao Azul do Senado” explora as memórias da infância de Sadi no Rio Grande do Sul, e segue até sua chegada aos 70 anos, já como morador do Tocantins. Junto com a sua trajetória, o empresário e ex-senador conta um pouco da história do mais novo Estado brasileiro e de sua Capital, da qual é pioneiro, onde desembarcou bem no início, ainda em 1989. (Com informações da Secom Palmas)
Serviço
Terça Literária – 14 de Agosto, às 20 horas
Local: Theatro Fernanda Montenegro
Entrada: R$ 10 inteira e R$ 5 meia
CONHEÇA O TERÇA LITERÁRIA
O Programa Terça Literária é um programa da Academia Palmense de Letras (APL), em parceria firmada com a Fundação Cultural e Palmas e está voltado fundamentalmente para a criação de novos leitores, ampliação de conhecimento e do aprendizado com base na literatura e nas várias fontes de informações, intensificado principalmente nas crianças e jovens o processo de auto-descoberta e a conquista de bens culturais a partir das experiências narradas/vivenciadas pelos personagens.
– O objetivo principal do Programa é a ampliação das oportunidades entre o texto literário e o leitor, imprescindível para a formação do leitor de qualquer idade.
– Participar do Programa Terça Literária leva os estudantes a despertar a curiosidade de ler as obras publicadas.
– O teatro, nos dar a possibilidades críveis de se apreender e interpretar o mundo e de lhe conferir significado
– Contribuir para a preservação da língua, memória literária e promoção da herança cultural;
– Contribuir para o desenvolvimento intelectual, cultural e social da comunidade de Palmas;
– Dar oportunidade aos jovens, crianças e adultos a interculturalidade;
– Formar leitores;
– Possibilitar o contato entre o escritor e potenciais leitores;
– Ampliar conhecimentos e do aprendizado com base na literatura e nas várias fontes de informação intensificando principalmente nas crianças e jovens o processo de auto- descoberta e a conquista de bens culturais a partir das experiências narradas/vivenciadas pelos personagens;
– Essas atividades são oferecidas a um custo baixíssimo para seus participantes, o que vai ao encontro da proposta da Academia Palmense de Letras de democratizar o acesso ao conhecimento para a comunidade de Palmas.
A cada mês um escritor é convidado para falar sobre sua obra, autografar seus livros, conversar com os leitores.
Através de contatos após a saída dos teatros, e-mails trocados, comentários feitos através das redes sociais, sempre de forma positiva, a Academia Palmense de Letras cumpre o seu papel de agente indutor de leitura e à produção de novas obras literárias, ampliando o número de escritores palmenses.
Francisquinha Laranjeira Carvalho
Presidente da Academia Palmense de Letras – APL