O Eco Parque Cimba Benedito Vicente de Araguaína que desde a sua primeira etapa de conclusão tem atraído os araguainenses será oficialmente entregue na segunda-feira, 2 de abril, às 16 horas. O Parque sempre foi referência para práticas esportivas e lazer da população, sendo usado para confraternizações, aniversários, piqueniques e até casamento. Também já foi palco para festival de foodtruck, eventos escolares, da saúde e cultura, campeonato de calistenia e outros esportes, como skate, bicicleta, patins, corrida e slackline.
Dentre as reformas concluídas está o piso de concreto polido nas ruínas que foram preservadas como patrimônio histórico, gradil de fechamento, iluminação em LED, grama, paisagismo, lago e cascata. Além das academias adulto e infantil a céu aberto, com aparelhos de ginástica e musculação (também para deficientes), ciclovia, pista de caminhada e corrida.
Qualidade de vida
Lugar de grande recuperação ambiental, o Parque conta com duas pistas de 1,2 km de extensão, uma para cilcismo e outra para caminhada, somando mais de 6.600 metros quadrados de asfalto. A grama colocada na urbanização, além de ser visualmente bonita, é de uma espécie mais resistente ao clima local e tem altura baixa, que protegerá o solo. Gramado muito utilizado em parques por não causar irritações à pele.
Segurança
Pensando na seguraça dos usuários, o parque foi cercado por um gradil com extenssão de 893,77 metros de alambrado metálico nylofor (tela metálica especial),na frente e mais 700 metros de cerca concertina dupla nos fundos, onde fica a mata. A grade tem uma altura de 2,43 metros e tem um sistema modular de rápida instalação, proporcionando segurança, beleza e durabilidade. Já a concertina tem 1,5 metro de altura com 3 rolos de concertina dupla de 45 cm de diâmetro.
Recuperação de nascente
O Córrego Canindé, afluente do Rio Lontra, que tem sua nascente dentro do parque, também foi recuperado. A recuperação possibilitou a formação do Lago, que além de embelezar o local, funciona como bacia de detenção, retendo a água das chuvas e fazendo o escoamento de forma lenta, evitando alagamentos na cidade. O córrego também abastece o sistema de drenagem, composto por 466 aspersores em 12 pontos distribuídos em todo o Eco Parque. Para finalizar o paisagismo, foi construída uma cascata com a reutilização de pneus velhos que foram retirados dos pontos de descarte irregular na área do Eco Parque.
Homenagem
Benedito Vicente Ferreira foi o fundador da Companhia Industrial e Mercantil da Bacia Amazônica (Cimba), em 1963, cujas ruínas estão preservadas no centro do Eco Parque. Gerando 500 empregos, a Cimba foi a primeira indústria de Araguaína e de todo o norte goiano, exercendo atividades de extração de madeira; extração, refinamento e envasamento de óleo babaçu; beneficiamento de algodão; beneficiamento e empacotamento de arroz; e indústria de sabão. Em seus 10 anos de existência, a companhia gerava sua própria energia através de uma pequena hidrelétrica implantada no córrego Canindé.
Nascido em 1932, em Urutaí (GO), Benedito Vicente Ferreira, fundou com o irmão o Grupo Boa Sorte, razão pela qual ficou conhecido como “Benedito Boa Sorte”. Foi deputado e senador e, por seu caráter desbravador e visionário, exerceu grande influência no desenvolvimento do antigo norte goiano, hoje Tocantins. Além da Cimba, implantou em Araguaína a Rádio Som Araguaia AM (1964), o frigorífico Frimar, a TV Araguaína e a Rádio Tocantins FM. Faleceu no dia 8 de dezembro de 1997.