O professor e escritor Arézio Sotto acabou de lançar uma obra que resgata a trajetória da Capital Econômica do Tocantins dos fins do século 19, percorrendo todo o século 20 e as duas primeiras décadas do século 21. “História & Reminiscências de Araguaína (1855 a 2023)” é dirigido a um público amplo, com linguagem direta e simples, com destaque para o setor educativo e cultural. A publicação é da Editora Veloso, de Gurupi.
CINCO CAPÍTULOS
A obra é composta por cinco capítulos: no primeiro trata dos primeiros habitantes, os primeiros colonizadores, os três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário); no segundo, aborda os aspectos econômicos, sociais e de segurança; no terceiro fala sobre a cultura enfocando o setor musical, religioso, literário, esportivo, artes plásticas e outros; no quarto o autor faz uma homenagem aos pioneiros da implantação e desenvolvimento do município; o quinto capítulo é formado por uma coletânea de fotos históricas atuais importantes que demonstram a transformação urbana e arquitetônica de Araguaína.
UMA RELEITURA
Segundo Arézio Sotto, o livro, um calhamaço de 712 páginas, é resultado de uma longa pesquisa sobre a história e memória da cidade, realizada através do Projeto CNM-Conhecendo Nosso Município, iniciado ainda antes de entrar no curso de história da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Faço uma releitura sobre o que vi, ouvi e vivenciei ao longo dos últimos 35 anos sobre a nossa cidade”, contou o autor. Ele disse que espera que o livro ocupe o merecido espaço nas bibliotecas públicas, estaduais, federais e particulares de Araguaína.
O AUTOR
Arézio Sotto é historiador, escritor, cantor e compositor, membro fundador da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), ocupando a Cadeira nº 25, que como patrono Othon Maranhão; e ainda membro internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Cadeira (Febacla), na qual ocupa a cadeira 285, cujo patrono é Rolando Boldrin.