O Encontro Formativo de Educação Antirracista promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi encerrado nessa terça-feira, 15, com palestra da escritora Djamila Ribeiro. Os dos dias de programação contaram ainda com rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. Mais de 700 profissionais das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) participaram da formação na Capital.
ENTENDA
A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas antirracistas nas escolas tocantinenses, faz parte do projeto Poder Afro de Combate ao Racismo nas Escolas Estaduais e do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena) e integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). “É uma política forte e empoderada que precisa ter aderência nas escolas, e essa mudança significativa só se faz com o professor”, disse o titular da Seduc, Fábio Vaz, por meio da assessoria.
SEDUC ANUNCIA SELO
O titular da pasta também divulgou o Selo de Educação Antirracista, uma iniciativa da Seduc que reconhece publicamente o compromisso das escolas com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, e informa que seu lançamento acontecerá durante em maio, além do lançamento das obras literárias “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, que serão distribuídas para toda a rede estadual.
ROMPER COM A VISÃO ÚNICA
Principal atração da formação, a escritora, ativista e também educadora Djamila Ribeiro explicou o tema da palestra: “Lugar de fala nas escolas: por que a representatividade transforma realidades?”. “É importante para a gente pensar como é fundamental trazer várias vozes, romper com essa visão única de escola e contar a história a partir da perspectiva dos povos negros, quilombolas, indígenas, de todos os povos que compõem o nosso País. No passado, aprendemos a história só por uma perspectiva. Então, pensar lugares de fala é pensar nessa multiplicidade de vozes e trazer todas elas com o mesmo significado e importância para a sala de aula”, argumentou.
Confira fotos da programação:




