Com o mês de férias escolares, a Energisa preparou uma série de dicas importantes para quem for curtir as férias com seus filhos em casa. A primeira delas é aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando. As crianças devem fazer o mesmo.
Evitar que as crianças durmam com a televisão ligada. Neste caso, a dica é: usar a opção de programação de tempo para desligamento automático. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo.
O uso do computador é responsável por 70% do consumo de energia, então, sempre que der uma pausa, desligue o monitor de vídeo. Uma outra opção é configurar para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
É sempre bom ficar atento ao tempo de uso das TVs, computadores, vídeo games e outros brinquedos eletrônicos. Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre.
A geladeira também merece uma atenção redobrada. Ela é responsável por até 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, evite abrir e fechar a geladeira com frequência. Aproveite os dias quentes, deixe o chuveiro na posição verão, o que reduz a conta em cerca de 30% durante o mês.
Pipa e rede elétrica não combinam
Para as crianças que gostam de soltar pipa, escolha sempre lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques. Nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos. Não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.
Em caso de viagens
Apague todas as luzes e evite o modo stand-by (modo de espera) dos eletroeletrônicos. O ideal é retirar os aparelhos da tomada, principalmente aqueles que não são de uso contínuo.
Em caso de viagens longas, é recomendável desligar a chave geral do imóvel e esvaziar a geladeira. Para aqueles que gostam de deixar uma lâmpada acesa como indicativo de presença, instale uma lâmpada fluorescente compacta de baixa potência. Essa dica é válida para quem vai viajar ou sair à noite. (Com informações da Assessoria de Imprensa)