O Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins, realizou nessa quarta-feira, 27, uma roda de conversa, com o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, integrante da Academia Tocantinense de Letras e outras instituições literárias brasileiras.
A iniciativa fez da parte da disciplina eletiva “Penso, logo escrevo”, sob a orientação da professora Mauricéia Bastos, tendo como público-alvo os alunos do 3º ano do ensino médio.
Durante essa roda de conversa, Zacarias Martins fez um recital de suas poesias que estão inseridas no livro “Pinga-Fogo” (lançado pela Editora Veloso), e que se encontra na sua segunda edição. Ele também falou de sua trajetória literária e dos mecanismos que norteiam o funcionamento das academias de letras. Na ocasião, fez a doação de livros de literatura regional para a biblioteca da escola. O poeta também aproveitou para ministrar uma palestra motivacional e sobre a importância da leitura na vida das pessoas.
A professora informou que durante a apresentação de Zacarias Martins os alunos receberam valiosas contribuições a respeito do tema, visto que o hábito de ler enriquece a vida de todas as pessoas.
“Através do conteúdo trazido pelo palestrante, os alunos compreenderam que ler não é apenas decodificar signos linguísticos, mas sim interpretar o que se está lendo, fazendo uma leitura crítica e tentando entender as intenções do leitor”, ressaltou a diretora da Escola, Gabriela Fernanda do Carmo.
Sobre o escritor
Zacarias Martins nasceu no Pará, reside em Gurupi desde 1983. Entre os prêmios que recebeu, destaca a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora.
Atualmente, ele visita escolas tocantinenses para promover a leitura, divulgar os seus livros e manter uma interação com os alunos. (Com informações da assessoria)