O espetáculo de dança-teatro “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas” será apresentado em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi neste mês. A realização é do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. A primeira apresentação acontece na quarta-feira, 7, às 20 horas, no Centro das Crianças, em Porto Nacional.
As cenas foram desenvolvidas a partir de poemas breves de Fernando Pessoa que, abordados de maneira pessoal e subjetiva pelos criadores do espetáculo, mostram-se extremamente férteis diante da releitura e recriação cênica. “O espetáculo instiga à reflexão sobre a necessidade de mudar constantemente para permanecer a mesma pessoa. Ao olhar para dentro de si, encontra analogias com os ciclos naturais ao seu redor. Assim, precisa descobrir como permanecer fiel a si mesma diante das mudanças. E, paradoxalmente, como renovar-se no curso de repetições e retornos”, explica a bailarina Renata Oliveira.
O projeto tem patrocínio do Banco da Amazônia S.A., com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O coletivo levará a cada cidade também oficina gratuita para estudantes e profissionais das artes cênicas.
Sinopse
Uma mulher apreensiva, espera pela chuva, apenas para ser surpreendida por sua beleza e efemeridade. Antes que, inevitavelmente, volte a chover, ela irá se deparar com outras sensações e durações. O espetáculo aborda os ciclos de vida e a necessidade de mudar constantemente para permanecer sendo a mesma pessoa. Apresenta imagens, movimentações, diálogos e canções compostas a partir de poemas breves de Fernando Pessoa.
CRONOGRAMA
Porto Nacional
6 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
7 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”
Paraíso do Tocantins
13 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
14 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”
Gurupi
20 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
21 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Ficha técnica
Projeto cênico: Renata Oliveira e Heitor Oliveira
Textos: Fernando Pessoa
Direção artística, coreografia, cenário, figurino e atuação: Renata Oliveira
Composição e direção musical: Heitor Oliveira
Direção cênica e iluminação: Juliano Casimiro
Fotografia e design gráfico: Flaviana OX
Consultoria técnica de iluminação: Lúcio de Miranda
Preparação física: Paulo Soares (Neopersona Treinamentos)
Parceria (montagem): CONAC/UFT
(Da assessoria de imprensa)