A classe artística foi uma das mais prejudicadas com a suspensão de eventos presenciais em razão da pandemia, há quase dois anos. Com a queda dos índices de covid-19 e ocupação hospitalar, aos poucos, as atividades estão sendo retomadas em todas as áreas.
Nesta quarta-feira, 22, será apresentado em Palmas o primeiro espetáculo teatral presencial aberto ao público, desde o início da pandemia, permitido por decreto municipal. A peça “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar”, do Grupo de Teatro Artpalco, terá sessões gratuitas no Teatro Sesc Palmas, às 17 e 19 horas. A classificação é livre e haverá interpretação em Libras nas duas sessões.
A apresentação na Capital encerra a turnê do grupo que , durante o mês de setembro, teve apresentações em Araguaína (TO), Marabá (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Ji-Paraná (RO).
A turnê estava prevista para acontecer em abril de 2020, porém, com a pandemia, foi suspensa e remarcada para setembro, cumprindo todos os protocolos de segurança.
Sinopse
A proposta é ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável. O musical infantil é voltado ao público com idade entre 6 e 10 anos, e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem às turras com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.
Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre”, explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.
Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação à base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.
Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.
Projeto
A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.
Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins.
Serviço
O quê- “Ted, Nina e o Boi do Tempo- Uma Aventura Alimentar”
Quando – Quarta-feira, 22
Onde – Teatro Sesc Palmas
Horário- 17 e 19 horas
Entrada franca
Informações- (63) 9 8490-1055