Taquaruçu recebe neste final de semana uma extensa programação cultural. O distrito, localizado a 30 km do centro de Palmas, foi escolhido para a última edição da temporada 2019 do projeto Sexta Cultural e também a primeira edição do Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas. Os eventos ocorrerão na Praça Joaquim Maracaípe desta sexta, 25, a domingo, 27, e serão abertos ao público.
Sexta Cultural
Sucesso de público na Praça dos Girassóis, no centro da Capital, em sua primeira temporada o projeto reuniu mais de 30 artistas ao longo de seis edições. O encerramento contará com a participação de três veteranos da música tocantinense: Chiquinho Chocolate, Lucimar e Mara Rita, e ainda dois representantes da nova geração, Veridiana Barreto e Matheus Mancine. Já as intervenções artísticas que caíram no gosto do público, em especial das crianças, ficarão a cargo do grupo Trupe Açu.
Diversos pratos e bebidas
Assim como nas edições anteriores, o público também poderá saborear diversos pratos e bebidas nas barracas de alimentação e food trucks, além de adquirir peças artesanais.
Festival Pierre de Freitas
Neste sábado e no domingo, também na principal praça de Taquaruçu, será realizada uma homenagem ao artista plástico, professor, produtor cultural e tatuador Pierre de Freitas, que faleceu em janeiro de 2017, deixando sua marca como um dos principais nomes das artes plásticas do Tocantins.
Pierre, o mundo e as artes
Pierre acreditava que era possível mudar o mundo por meio das artes, e seguindo esta mesma premissa, nos dois dias haverá oficina infantil de pintura desenvolvida pelo Instituto Wanderlei, sempre a partir das 15 horas. A noite de sábado, a partir das 19 horas, será animada pelo DJ Rafael Guirole e por apresentações do Circo Os Kaco e a cantora Nasha Moretto.
Elba Ramalho
Ainda na noite de sábado haverá grande show com a cantora paraibana Elba Ramalho, a partir das 22 horas.
Instituto Cidadania Amazônia e Adetuc
O projeto Sexta Cultural e o Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas são realizados pelo Instituto Cidadania Amazônia, com apoio do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia Lelis (PV).