O jornalista e escritor Edivaldo Rodrigues, editor-chefe do jornal O Paralelo 13, lançou na noite de sábado, 24, na Choperia Beira Rio, na orla de Porto Nacional, seu mais novo livro Folclore Político do Tocantins. É o 15° trabalho literário de Edivaldo, que reúne 27 crônicas, nas quais descreve alguns acontecimentos inusitados envolvendo importantes autoridades do Estado. Com muito humor, o escritor disse que retrata na obra fatos que impactaram a vida de todos os tocantinenses. “São textos com exatidão das datas, com localização geográfica, além da identificação dos personagens que brilhantemente enriquecem esse livro”, contou Edivaldo.
A noite de autógrafos foi prestigiada por escritores, jornalistas, políticos e amigos e admiradores de Edivaldo Rodrigues. Entre os presentes estavam o ex-governador Marcelo Miranda, Dr. Buti, os candidatos a prefeito de Porto Nacional Álvaro da A7 (PSB) e Antônio Andrade (Republicanos); o presidente da Agência de Turismo da Capital (Agtur), Tom Lyra, que também é escritor. O poeta Célio Pedreira e o escritor Luiz Pires, membros da Academia Tocantinense de Letras, formalizaram o convite para que Edivaldo coloque seu nome para ocupar a cadeira do professor e escritor José Francisco da Silva Concesso, que faleceu em decorrência da Covid-19, aos 84 anos, em 2020.
O publicitário, jornalista, escritor e presidente da Conorte, José Carlos Leitão, confessa no prefácio do livro ter ficado surpreso quando do início da leitura dos primeiros tópicos ao se deparar com tantas informações com personagens e registros no tempo real em que tal fato ocorreu. “Esperava, como o título prenuncia, muito folclore sem acontecimentos factíveis, mas não. Este livro é, acima de tudo, revelador do que aconteceu no universo dos bastidores do poder político tocantinense com a graça, alegria, e com os detalhes dos fatos pitorescos acontecidos na passagem de todos os nossos governantes”, conta.
Na apresentação da obra, Edivaldo explicou que, para selecionar os textos que a compõe, conversou com muita gente, dentre eles, ex-deputados, ex-prefeitos, lideranças regionais e, principalmente, com pessoas do círculo íntimo das figuras públicas que fazem parte das histórias contadas pelo autor. “O que contribuiu significativamente para o enriquecimento dos detalhes que compõem as crônicas”, afirma Edivaldo.
A distribuição do livro por livrarias e bancas ocorrerá nos próximos dias.
Confira imagens do lançamento: