O jornalista tocantinense Cláudio Duarte lança seu primeiro livro de crônicas, com o título “O astronauta, as crônicas do mundo da lua”. O livro com 230 páginas e 45 crônicas é ambientado em Palmas, Belém, Marabá, Serra Pelada, Rio de Janeiro e Araguatins, em um período que vai desde a década de 60 até a atualidade.
LANÇAMENTO
O lançamento do livro ocorre primeiro em Araguatins. O pré-lançamento será dia 18 de julho, na tradicional Festa dos Araguatinenses, e o lançamento dia 19, na Casa da Cultura. Em Palmas, o lançamento será em agosto no restaurante Salsa Malagueta, na pista do antigo aeroporto. O livro já está disponível para venda e pode ser adquirido direto com o autor, por meio do WhatsApp (63) 99247.1798.
CITAÇÕES MUSICAIS
“O astronauta” é recheado de citações musicais e os temas variam entre recordações da infância e da fase adulta do autor, que faz conexões entre a Serra Pelada e o Rock in Rio em 1985, e traz um encontro com a banda Capital Inicial e Tribo de Jah nos anos 90, além de eternizar as lendas locais, como em “Maria Boto, a filha das águas”.
ESCRITO DURANTE A PANDEMIA
O livro começou a ser escrito durante a pandemia, quando o autor estava em um grande supermercado de Palmas e sentiu-se angustiado diante da necessidade do distanciamento entre os clientes na fila do caixa: “Imaginei o que aconteceria se eu espirrasse naquele momento, e surgiu a crônica O espirro na pandemia, e não parei mais”.
HISTÓRIAS REAIS, MITOS E FICÇÕES
O livro traz histórias reais, mitos e ficções: “Falo de histórias reais que se entrelaçam com o ficcional e com as minhas memórias distorcidas pelo tempo. Eu não brigo com essas lacunas, brinco com elas e misturo tudo, real e ficcional. E esse mundo que às vezes pode parecer surreal, de fato pode nem ser fantasia”, pontua. “São as marcas dos passos de minha caminhada, deixadas no mundo da lua, nos canteiros das ruas e abaixo da superfície dos rios”, resume o escritor.
ILUSTRAÇÕES
A capa e as ilustrações do livro são obras exclusivas do artista plástico e quadrinista Ciro. “São belíssimas ilustrações que levam os leitores a viajar nesse mundo sem gravidade que permeia o livro. O Ciro entendeu o espírito pop da obra e acrescentou uma dose visual que potencializa as sensações e os sentidos dos textos.”, destacou Cláudio Duarte. Com o lançamento da obra acontece uma mostra dos quadros com as ilustrações produzidas para o livro.
O AUTOR
Cláudio Duarte tem 60 anos e nasceu em Araguatins. É formado em jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e membro fundador da Academia de Letras e Artes do Bico do Papagaio (Alabip).


