Após o sucesso no lançamento, em Gurupi, do livro “2018 – crise fiscal, política e 3 eleições” (Editora Veloso), o jornalista Cleber Toledo estará lançando a obra em Araguaína, na segunda-feira, 21, a partir das 20 horas, no Espaço Municipal do Comércio e Cultura Feirinha.
Conteúdo
O livro, com 574 páginas, é uma coletânea das crônicas e artigos publicados pelo jornalista na Coluna do CT, a partir do fim das eleições municipais de 2016 até o final das eleições de 2018. Os textos foram divididos por blocos temáticos.
Um ano histórico
Toledo explicou que decidiu transformar 2018 em livro por ter sido um ano histórico para o Tocantins. “A crise fiscal estrangulou totalmente as contas do Estado, após anos de uma luta fratricida e autofágica entre os grupos políticos pelo Poder; depois, em 2018 tivemos as primeiras eleições, desde 2002, sem os espectros dos ex-governadores Marcelo Miranda e Siqueira Campos; e ainda houve a segunda cassação de governador em menos de dez anos”, enumerou o jornalista.
Registros históricos da Capital da Amizade
Mesmo vivendo um ano de pandemia neste 2020 que já se finda, registrou-se uma efervescência alvissareira do fazer literário em Gurupi, no sul do Tocantins, com a publicação de várias obras de autores que residem na cidade.
Registros
Dentre essas obras, a mais recente é Histórias do final do Século XX, Gurupi – Tocantins (Life Editora), do jornalista Paulo Albuquerque e do administrador Ricardo Almeida, registrando alguns dos episódios mais interessantes que aconteceram na cidade na metade da década de 1990. Os escritores foram sócios no Jornal Cocktail, e as histórias em destaque foram publicadas no jornal.
Os rumos que a sociedade tomou
De acordo com Paulo Albuquerque, a ideia central foi trazer esses fatos para dar conhecimento aos que não viveram este período efervescente do município. Já Ricardo Almeida acrescenta que passados mais de 20 anos dos fatos publicados é interessante observar os rumos que a sociedade tomou depois disso. “No livro, fazemos comentários sobre os episódios, explicando alguns contextos que ambientam a publicação, e opinando sobre algumas consequências que vieram no decorrer dos anos passados”, afirma Almeida.
Episódios marcantes
A obra remete o leitor a viver alguns dos episódios marcantes entre os anos de 1995 a 1997, com destaque para eventos culturais organizados pelo pela equipe do Jornal Cocktail; personalidades políticas e suas projeções futurísticas; conteúdos históricos de um município que completa à época seus 37 anos de emancipação política (1995); e, principalmente as eleições municipais de 1996.
Avivando a memória
“Esta publicação é uma viagem na história (da cidade e do Jornal Cocktail), mas também serve para restaurar, ou avivar a memória do lugar e do povo. É bom lembrar que o Jornal Cocktail impresso foi o jornal mais longevo que tivemos na cidade, e por isso mesmo teve a oportunidade, enquanto vida teve como mídia impressa, de registrar estes momentos importantes para a sociedade local”, acrescentam ou autores.
Histórias do final do Século XX, Gurupi – Tocantins conta com 207 páginas e está sendo comercializado ao preço de R$ 50,00, via WhatsApp (63) 99914-9587.
Leitura viva em Tocantínia
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está programando uma live para as 19 horas de sexta-feira, 18, quando promoverá o lançamento dos livros Leitura Viva -2019, uma coletânea de textos selecionados de alunos da Rede Municipal de Educação, e Leitura Viva na Educação Infantil, este último, com a produção dos alunos das escolas de educação infantil.
Fomento à Leitura
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, explicou que esses livros fazem parte do Projeto Leitura Viva, desenvolvido em todas as escolas municipais, tendo como foco despertar o aluno para leitura e a produção textual, além de contribuir para fomentar a cultura da leitura na comunidade. O lançamento dos livros será pelo canal da Prefeitura Municipal de Tocantínia no Youtube (Clique aqui).
Professor José Pinto lança o seu primeiro livro de crônicas
O professor paraense José Pinto marcou a sua estreia no mundo das letras em grande estilo. Ele acaba de lançar A Palavra a Seu Tempo, publicado pela Editora Veloso, e que reúne uma seleção especial de suas crônicas, muitas delas ainda inéditas, mas que, a partir de agora, o leitor terá a oportunidade de conhecer melhor.
Credenciais do autor
José Pinto é paraense de Cametá, mas reside em Igarapé-Miri, no interior do Pará, desde 1986. É formado em Licenciatura Plena em Letras (UFPA), se tornou professor concursado nas redes de ensino de Igarapé-Miri e da Seduc-PA. É pós-graduado em Mídias e Educação e em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. Já foi vice-diretor de escola. Desenvolve um trabalho destacado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, e integra, como diretor associado, o Clube de Desbravadores Sentinelas do Norte.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.